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Na pandemia, Congresso gastou 25% a mais com postagens no Facebook

Luigi Mazza e Renata Buono | 25 dez 2020_10h55
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Sem comícios e com menos agendas presenciais desde março, por causa da pandemia, deputados e senadores recorreram às redes sociais para fazer política em 2020. Até o começo de dezembro, os congressistas gastaram R$ 608,8 mil de cota parlamentar para promover anúncios e postagens no Facebook. É um aumento de 25% na comparação com o ano passado, quando gastaram R$ 485,3 mil nessa rede social.

Na Câmara, a empresa de Mark Zuckerberg faturou R$ 483,7 mil da cota parlamentar de deputados. No Senado, R$ 125,1 mil. A maior parte desse dinheiro – cerca de 80% – foi gasto desde março, quando a quarentena se impôs sobre o Brasil e sobre o Congresso.

Cota parlamentar é o dinheiro a que cada deputado e senador tem direito para exercer atividades relacionadas ao mandato – como alugar carros para se locomover, comprar passagens de avião e contratar agências de publicidade. Apesar do aumento dos gastos com o Facebook, as despesas caíram de forma geral em 2020, por causa da pandemia. Em 2019, foram desembolsados R$ 233 milhões com a cota; este ano, foram R$ 149 milhões.

Fonte: Dados abertos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

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