Nas ruas brasileiras, há mais homenagens a Duque de Caxias do que a Dom Pedro II
Duque de Caxias foi um político e militar brasileiro de destaque nos tempos do Império. Foi indicado pelo imperador Dom Pedro II para liderar diversas frentes de combate: atuou na repressão à Revolução Farroupilha, no sul do país, e também na Guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional já ocorrido na América Latina. Com esse currículo, Caxias se tornou patrono do Exército brasileiro e, hoje, dá nome a pelo menos 2 mil logradouros públicos no Brasil. Surpreendentemente, é um número maior do que o de seu chefe, Dom Pedro II, que é homenageado em apenas 1,2 mil endereços.
A biografia de Duque de Caxias é contraditória. Enquanto alguns historiadores o reconhecem como “o pacificador”, muitos outros questionam esse título devido às matanças promovidas pelo militar. Dom Pedro II, por sua vez, ocupou o trono brasileiro por 58 anos, assumindo o posto quando ainda tinha 14 anos de idade. Sua filha, Princesa Isabel, que assinou a abolição da escravatura, é a mulher mais homenageada em nomes de rua Brasil afora: ao menos 1 mil endereços foram batizados com seu nome. Confira os dados completos sobre os nomes de ruas no Brasil na seção =igualdades desta semana.
Fonte: Pindograma, com dados do IBGE.
Jornalista e autora de Memórias Interrompidas: testemunhos do sertão que virou mar. Foi estagiária de jornalismo na piauí e também já contribuiu com Universa Uol, G1 Ceará e Diário do Nordeste.
É editor-chefe do Pindograma, site de jornalismo de dados, e estudante de História na Universidade de Stanford.
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí