Julio Iglesias é o campeão de offshores entre celebridades
Neste mês, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) abriu a caixa de Pandora das offshores. Milhares de documentos analisados por seiscentos jornalistas de todo o mundo revelaram quem são os donos de empreendimentos em paraísos fiscais. Os jornalistas encontraram reis, políticos e empresários de vários países. A piauí fez parte da investigação e mostrou que entre os donos de offshores estão o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. As celebridades também marcaram presença nos documentos vazados. Jornalistas do ICIJ encontraram pelo menos vinte offshores dirigidas por Julio Iglesias nas Ilhas Virgens Britânicas.
No Pandora Papers, o cantor espanhol é a celebridade que mais aparece com empreendimentos no paraíso fiscal. Para chegar à quantidade de offshores associadas a Iglesias nas Ilhas Virgens Britânicas, seria preciso somar os negócios que sir Elton John, Shakira, Mario Vargas Llosa e Ringo Starr mantêm em paraísos fiscais. Jornalistas encontraram catorze offshores associadas a Elton John nas Ilhas Virgens, três associadas à cantora Shakira no mesmo país, uma pertencente ao escritor e vencedor do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa e outras duas que o lendário baterista dos Beatles, Ringo Starr, mantém nas Bahamas.
As Ilhas Virgens Britânicas, um país minúsculo formado por ilhas caribenhas, são um dos paraísos fiscais mais conhecidos do mundo. Os beneficiários que abrem negócios por lá ganham endereço local, isenção fiscal completa (ou seja, não pagam nenhum tributo) e também são isentos de qualquer tipo de auditoria fiscal. Graças às vantagens oferecidas, 370 mil offshores estão ativas no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí