minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Com vocês, a Leoa

    Janja, olhando para Lula, durante um encontro com eleitoras do ex-presidente: ela é alvo do machismo e, segundo Gleisi Hoffmann, presidente do PT, é do machismo dos próprios petistas CRÉDITO: EGBERTO NOGUEIRA_ÍMÃ FOTOGALERIA_2022

vultos do petismo

Com vocês, a Leoa

Janja, a mulher de Lula, cresce e aparece

Thais Bilenky | Edição 193, Outubro 2022

A+ A- A

Campinas, interior de São Paulo, 5 de maio. No Teatro de Arena da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Janja, a mulher de Lula, anda de um lado para o outro, impaciente. A segurança perdeu o controle do palco, invadido por simpatizantes ávidos por assediar o ex-presidente. Uma parte do público começa a gritar, em coro: “Libera o palco! Libera o palco!” Janja levanta e abaixa os braços estendidos, como se regesse a plateia, estimulando os presentes a cantar para liberar o palco. Aos poucos, as coisas vão entrando nos eixos, a plateia se acomoda no chão, ao redor do palco, por todos os lugares. Depois dos discursos iniciais, chega a vez de Lula. A certa altura, já perto do fim, diz que um homem apaixonado como ele nem pensa em vingança. Aproxima-se da mulher, estende a mão, como quem a chama. Ela se levanta da cadeira no palco, vai em direção a ele. O casal entrelaça as mãos. Lula diz que está de bem com a vida, mas tão bem, que vai “casar com essa mulher”. Faltavam então treze dias para o casamento. Janja deita o rosto no ombro dele. Encosta o nariz em seu pescoço, sorrindo, seguidas vezes. Ele diz que está apaixonado. Ela, ainda o enlaçando, sopra vários beijos no ombro, brincando com o gesto que se popularizou como forma de exibir superioridade.

Salvador, capital da Bahia, 2 de julho. Na Arena Fonte Nova, diante de uns 15 mil apoiadores, Lula decide ler o discurso. Como o vento está muito forte, pede a Janja para segurar as folhas com o texto. Ela se aproxima, segura os papéis, faz uma reverência ao público, dobrando os joelhos enquanto segura a ponta do vestido, e joga um beijo para a plateia.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE