Lula, De Gaulle, Churchill e Getúlio: é difícil entender a força misteriosa que dotou esses homens de tamanha capacidade de sobreviver, mas apenas Perón escapou da segunda morte política CRÉDITO: KLEBER SALES_2022
Lula é como Getúlio, De Gaulle, Churchill e Perón?
Saiba por que essa comparação pode ser má notícia para o petista
Na edição de janeiro da piauí, o escritor Lira Neto, autor de uma alentada biografia de Getúlio Vargas, escreve um texto em que narra como alguns estadistas, quando já eram considerados mortos politicamente, conseguiram ressuscitar e voltar ao poder.
Além de Lula, que agora toma posse em seu terceiro mandato depois de ser detido e tratado como carta fora do baralho político, e do próprio Getúlio Vargas, que foi apeado do poder em 1945 para voltar em 1951, Lira Neto discorre sobre outros três personagens: o francês Charles de Gaulle, o britânico Winston Churchill e o argentino Juan Domingo Perón.
“Líderes carismáticos e populares, cada um a seu modo e a seu tempo, experimentaram o fel da derrota e da desonra, em instantes traumáticos de suas respectivas trajetórias”, escreve Lira Neto. “Controversos, amados e odiados em igual intensidade e medida, todos eles renasceriam dos escombros da anunciada ruína política.”
Mas uma curiosidade histórica marca essas trajetórias. Depois do retorno triunfal, todos eles, à exceção de Perón, enfrentaram a maldição da segunda morte política – um destino do qual Lula fará tudo para escapar.
Os assinantes da piauí podem ler a íntegra da reportagem aqui.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí