Foro de Teresina #234: Lula 3 – Materiais de construção
O podcast de política da piauí discute os principais assuntos da semana
A primeira semana do terceiro governo Lula foi marcada pelos simbolismos da posse e pelas canetadas que derrubaram medidas do governo Bolsonaro. Neste primeiro programa de 2023, Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky analisam os acenos feitos por Lula nos discursos no Congresso e no parlatório, o rearranjo de poder na Esplanada, as negociações com o parlamento e as medidas para frear a compra de armas e derrubar sigilos de documentos públicos.
Bloco 1: Lula lá, de novo
No último domingo, Brasília foi tomada pelo vermelho dos apoiadores do presidente Lula, que subiu a rampa do Palácio do Planalto pela terceira vez. Além de Janja, a primeira-dama, Lula foi acompanhado de representantes do povo brasileiro e recebeu a faixa presidencial das mãos de uma catadora de materiais recicláveis. No discurso, ele enfatizou o combate à fome e o desejo de reconstrução do Brasil desmontado no governo Bolsonaro.
Bloco 2: Esplanada nova
Eleito numa frente ampla e com promessas de ampliar a representatividade no poder, Lula formou um ministério com 37 pastas e mais plural do que em suas outras duas gestões. Do ponto de vista político, 8 partidos foram contemplados com posições no primeiro escalão. Mulheres estão no comando de 11 pastas, pouco menos de 1/3 do total – é a maior participação feminina já registrada. O novo governo também bate o recorde no número de negros comandando ministérios. Mesmo assim, a formação está longe da sonhada paridade de gênero e raça.
Bloco 3: As canetadas de Lula
Logo depois da posse, Lula derrubou uma série de decretos de Bolsonaro. O presidente suspendeu o registro de novas armas de caçadores e colecionadores, reduziu o número de armas que um cidadão pode ter, vetou a criação de novos clubes de tiro e a prática para menores e deu 60 dias para o recadastramento de todas as armas vendidas durante o governo anterior. Além disso, o presidente determinou a reavaliação dos sigilos de cem anos decretados por Bolsonaro.
> Conteúdos citados neste episódio:
A reportagem de Rubens Valente para o site da piauí que conta como aconteceu a retirada da tela Orixás de Djanira da Motta e Silva de exibição pública no Palácio do Planalto;
A seção =igualdades do site da piauí que ilustra o tamanho do problema herdado por Lula.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Évelin Argenta
Direção: Marcos Amorozo
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Clara Rellstab
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Fernando Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Marcos Amorozo
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Juliana Jaeger e FêCris Vasconcellos
Checagem: João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí