O messiânico
As motivações e táticas de Deltan Dallagnol em 950 mil mensagens do Telegram
João Batista Jr., Allan de Abreu, Felippe Aníbal, Lígia Mesquita, Luiz Fernando Toledo e Matheus Pichonelli“Um poder político extraordinário”
Como a FGV enterrou investigações de corrupção de seus diretores – e os investigadores acabaram sendo investigados
Allan de Abreu8/2/24
A Hora da Verdade e uma breve genealogia do golpismo
Fernando de Barros e SilvaA guerra do Equador
A tragédia de uma democracia ameaçada por 22 facções do narcotráfico
Mónica AlmeidaUma abolicionista no Brasil
Angela Davis e sua luta pela extinção total das prisões no mundo
Emily Almeida e Tiago CoelhoO que eu tenho a ver com tudo isso
Sobre por que ser Botafogo
João Moreira SallesMultitelas do futebol
A experiência do esporte na vida, na tevê e no videogame
MidiÉ o Geraldo que tá no comando: macetando
Mandei apurar se, depois do caju, a Mocidade não pensa em fazer um enredo sobre o chuchu
Mais real que o ressentimento
A precariedade social pode explicar a adesão de parte dos brasileiros à extrema direita
Vladimir SafatleLabirintos de Veneza
Nunca sabemos se estamos em busca de alguma coisa ou se fugimos de nós mesmos, se somos caça ou caçador
Joseph BrodskyHistórias em torno de um livro…
... que não pretendia fazer história
Ana Luisa EscorelVínculo
Minha vontade era colocar as duas bruxas frente a frente para testar quem podia mais
Quito RibeiroSem pai nem mãe
O primeiro Mickey, de 1928, finalmente se livra da Disney e ganha permissão para aloprar nos Estados Unidos
Armando Antenorecartuns
esquinas
poesia
COLABORADORES
[Capa], humorista e quadrinista, publicou o livro infantil As sete vidas do gato Jouralb (Bebel Books e Mandacaru) e codirigiu, com Tasso Dourado, o documentário Peréio, eu te odeio.
[O messiânico, p. 16], repórter da piauí, publicou A beleza da vida: a biografia de Marco Antonio de Biaggi (Abril). Colaboraram Allan de Abreu, Felippe Aníbal, Lígia Mesquita, Luiz Fernando Toledo e Matheus Pichonelli.
[Mais real que o ressentimento, p. 28] é professor titular do Departamento de Filosofia e Instituto de Psicologia da USP, além de psicanalista. Publicou, entre outros livros, Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação (Autêntica). Ilustração de Beto Nejme.
[Uma abolicionista no Brasil, p. 38] é repórter e editora-assistente de redes sociais da piauí. Tiago Coelho, coautor, é repórter da piauí e roteirista de cinema.
[Labirintos de Veneza, p. 52], poeta e escritor russo, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1987. Publicou, entre outros livros, Poemas de Natal (Âyiné). Trecho do livro Marca d’água: um ensaio sobre Veneza, traduzido por Odorico Leal, a ser lançado em abril pela editora Âyiné.
[Multitelas do futebol, p. 68] é artista gráfico. As telas deste portfólio fazem parte de sua mostra individual, Um drible pode mudar o mundo, realizada no ano passado na Casa Líquida, em São Paulo. Apresentação de Tatiane de Assis, repórter da piauí e crítica de artes visuais.
[Vínculo, p. 80], compositor, editor de cinema e escritor, publicou No canto dos ladinos (Todavia). Ilustração do Edson Ikê.
[Sem pai nem mãe, p. 86], editor da piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita distraída e Sorri, lia! (Edições SM).
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[8/2/24, p. 6] é repórter da piauí. Ilustração de Allan Sieber.
[É o Geraldo que tá no comando: macetando, p. 27] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[“Um poder político extraordinário”, p. 30], repórter da piauí, é autor dos livros O delator, Cocaína: a rota caipira e Cabeça branca (Record).
[A guerra do Equador, p. 46], jornalista com experiência no Equador e na Europa, faz parte da equipe global que publicou as séries Panama Papers e Pandora Papers. É coautora de El séptimo Rafael (Aperimus) e La revolución malograda, el correato por dentro (Planeta). Tradução de Sérgio Molina e Rubia Prates.
[O que eu tenho a ver com tudo isso, p. 58], documentarista, é fundador da piauí. Dirigiu No intenso agora, Santiago, Entreatos, Notícias de uma guerra particular e Nelson Freire. É autor de Arrabalde: em busca da Amazônia (Companhia das Letras).
[Histórias em torno de um livro..., p. 76] é uma designer que edita e escreve livros. O título do último deles é O fastio do diabo (Ouro sobre Azul).
[Yorick, p. 83] é poeta, ensaísta e diplomata. Publicou os livros de poesia O mundo à solta (Topbooks) e O rugido do sol (Pinakotheke). Ilustração de Vito Quintans.
Cartuns ao longo desta edição: Adão Iturrusgarai, Aline Zouvi, Allan Sieber, André Dahmer, Andrício de Souza, Benett, Caco Galhardo, Cynthia B., Galvão Bertazzi, Kleber Sales, Laerte, Rafael Calça.