O samba mais bonito do mundo_EP.6
A sexta e última aula da série A longa arte de Antonio Carlos Jobim, que celebra a obra de um dos maiores artistas do país nos trinta anos de sua morte, analisa Águas de Março, canção fundamental de seu repertório e da música popular brasileira. O material, assim como as aulas anteriores, já está disponível no canal da piauí no YouTube.
Durante a aula, Arthur Nestrovski relembrou o modo como Águas de Março foi concebida de maneira inusual por Jobim. O artista estava em Poço Fundo, na região serrana do Rio, acompanhando a construção do seu sítio. Ali vislumbrou a letra, escrita rapidamente em um papel de embrulhar pão.
O violonista afirma que a obra equilibra aspectos da vida e da morte, em que o único verbo é ser, conjugado na terceira pessoa. Do ponto de vista rítmico, destaque para o padrão de andamento que simula as batidas do coração. “É a promessa de vida no teu coração”, diz ele, relembrando um dos seus versos mais famosos.
Além do conteúdo no Youtube, a piauí publicou na edição deste mês um artigo assinado por Nestrovski sobre o cancioneiro de Jobim. O texto detalha o início da parceria com Vinicius de Moraes em Orfeu da Conceição, reafirma a importância de canções célebres, como Desafinado, com Newton Mendonça, e enaltece sua fase ecológica, a partir dos anos 1970, em faixas como Boto e Matita Perê.
“Cabe reconhecer o caráter extraordinário do segredo que se faz escutar em tudo o que ele escreveu. Cada compasso, cada acorde nos dá esse presente. Mesmo na tristeza, se escuta a felicidade. Uma janela que se abre: a música da música. Em cada nota vibra esse algo sem nome, o núcleo humano mais fundo, que há décadas comove e dá esperança, mesmo nos maus momentos, que não foram poucos. Jobim não tem fim. A gente, sim. Mas antes, toda essa música, uma alegria para sempre”, afirma Nestrovski. Também neste mês o violonista lançou o álbum Jobim Canção (Biscoito Fino), em parceria com Paula Morelenbaum, com sucessos como Wave, Caminhos Cruzados e Gabriela.
A série gravada em São Paulo, na Associação Cultural Cachuera, é realizada pela piauí em coprodução com a Jobim Music, e tem o patrocínio da Natura.