minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
Jogos
piauí jogos
Monique e Claude

    Monique e Claude Lévi-Strauss, em 1990: com uma mudança no regime alimentar, ela o curou da hipoglicemia, impressionando o antropólogo, que passou a atribuir poderes xamânicos à esposa MARC GANTIER_GETTY IMAGES_1990

vultos da antropologia

Monique e Claude

A viúva de Lévi-Strauss conta em livro sua relação com o antropólogo

Felipe Fortuna | Edição 233, Fevereiro 2026

A+ A- A

Durante uma viagem de Paris a Seul, na Coreia do Sul, leio J’ai choisi la vie (Eu escolhi a vida), que trata da vida de um antropólogo que odiava viajar: Claude Lévi-Strauss (1908-2009). No livro, o escritor Marc Lambron, da Academia Francesa, entrevista Monique Lévi-Strauss, viúva do antropólogo, a terceira mulher com quem ele se casou, e traz as recordações de uma união de quase sessenta anos. Na conversa com Lambron, Monique rememora, inicialmente, episódios de sua própria vida moldados pela origem judaica (por parte de mãe). Seu sobrenome de solteira, Roman (romance, em francês), prenunciava uma sequência de acontecimentos que, fosse descrita em uma ficção, pareceria inverossímil.

Em 1939, seu pai (que era belga e não judeu) decidiu aceitar um emprego na Alemanha, o que levou a família, apesar de todas as advertências, a se mudar de Paris para Düsseldorf, onde viveu o cotidiano do nazismo. Certo dia, ele foi preso. Alegou-se simples averiguação, mas a prisão se estendeu por seis meses. Temendo o pior, a mãe judia resolveu ser batizada na Igreja Católica e pediu que a própria Monique a acompanhasse, forçando a filha a “abrir um parêntese” no seu ateísmo, adotado havia algum tempo. O fato paradoxal, como salienta Monique, é que em Paris a família poderia estar exposta a uma denúncia, já que era notória sua ascendência judaica, ao passo que na Alemanha ninguém a conhecia.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE