A jornalista Juliana Deodoro acompanhou o protestorealizado pelo Movimento Passe Livre na última quinta-feira em São Paulo. Na largada do ano que considera “mais propício” para repetir 2013, o MPL reuniu poucos milhares em um bairro fora do centro e insiste em ficar à margem das discussões eleitorais.
Afastada pela Justiça sob suspeita de desvio de recursos, a diretoria do Sesc no Rio tomou uma última medida antes de deixar a entidade: aumentou a folga de fim de ano dos funcionários e, com isso, suspendeu de aulas de natação e futebol a atendimentos odontológicos em unidades do estado. Confira nareportagem de Cristiane Barbieri.
O repórter Bernardo Esteves relata os esforços de uma equipe de cientistas para proteger os atobás-marrons em Fernando de Noronha. As aves, que fazem seus ninhos no chão, são as principais vítimas dos roedores que infestam o arquipélago.
Na piauí deste mês, disponível nas bancas, Esteves narra a luta dos ambientalistas para erradicar os ratos em uma das ilhas de Fernando de Noronha. A reportagem Estranhos no paraíso está disponível no site para assinantes da revista.
Depois da guerrilha, outra guerra: Rodrigo Pedroso conta a rotina de riscos de um líder social ameaçado de morte na Colômbia pós-FARC, onde um ativista é assassinado a cada três dias.
A piauí fez a conta para mostrar o peso de cada um dos 373 itens na cesta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e descobriu que planos de saúde, gasolina e conta de luz são os itens que mais esvaziaram os bolsos dos brasileiros em 2017. Eles têm algo mais em comum: vão continuar subindo. Entenda melhor com o texto de José Roberto de Toledo.
Eduardo Escorel comenta o filme Thelma, do diretor Joachim Trier. Estruturado a partir de um enigma inquietante, o longa amarga fracasso comercial e rejeição da crítica. “A verdade é que filmes julgados ‘imperfeitos’ e ‘irregulares’ podem ter qualidades que os tornam valiosos”, avalia o crítico.
O repórter Chico Felitti escreve sobre Carne y Arena, obra premiada de realidade virtual do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu. Criada a partir de histórias de imigrantes ilegais, a obra leva visitantes a viver a experiência de refugiados cruzando deserto, na fronteira sul dos Estados Unidos.