Para homenagear Akira Kurosawa no centenário do seu nascimento, transcrevo o comentário recebido de uma jovem estudante."> Akira Kurosawa (1910 – 1998) - revista piauí
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
Jogos
piauí jogos
questões cinematográficas

Akira Kurosawa (1910 – 1998) 

Para homenagear Akira Kurosawa no centenário do seu nascimento, transcrevo o comentário recebido de uma jovem estudante.

| 26 mar 2010_15h13
A+ A- A

Para homenagear Akira Kurosawa no centenário do seu nascimento, transcrevo o comentário recebido de uma jovem estudante:

“[…] gostaria de contar uma experiência de êxtase cinematográfico que eu não tinha desde que descobri Kubrick vendo e “2001”. O diretor da vez foi Akira Kurosawa, e muito me envergonho por nunca haver assistido a um filme dele antes. Os filmes foram “Kagemusha” e depois “Os sete samurais”. Confesso que não estava preparada para o que estava por vir; cada plano de “Kagemusha”, eu senti, ao invés de simplesmente ‘ver’ a genialidade da composição. Assisti prendendo o fôlego, temendo a cada sequência o que estava por vir, se eu ia agüentar, e o mesmo com “Os sete samurais”. Ao final de cada filme, eu pude finalmente respirar…

E fiquei dias muito introspectiva, pois os filmes haviam sido muito intensos, muito grandiosos e eu não consegui ‘processar’. Fiquei com o sentimento de ter sido abandonada no mundo real quando os filmes acabaram, como quando um grande amigo de muitos anos vai embora. Sei que posso ver os filmes novamente, mas não vai ser a mesma coisa. Não vai chegar nem perto. Ver filmes assim é inspirador e me faz acreditar no ser humano  (apesar das coisas hediondas que ele faz) […]”

Entre as declarações publicadas esta semana sobre Akira Kurosawa, não li nada melhor do que esse email. Talvez seja sinal de que uma boa maneira de homenageá-lo seja ficar em silêncio, e rever seus filmes. Afinal, o que haverá ainda a dizer a respeito de um diretor cujos filmes são capazes de provocar uma reação como a dessa estudante quando vistos pela primeira vez – no caso de “Os Sete samurais” mais de cinquenta anos depois de ter sido realizado?

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí