Amapá tem nove vezes o número de PMs mulheres que o Rio Grande do Norte
A Polícia Militar, em todo o Brasil, é majoritariamente composta por homens. Em 2019, segundo dados do IBGE, as mulheres compunham apenas 11% das tropas da PM. Mas essa proporção varia muito de estado para estado. No Amapá, por exemplo, as mulheres representam 22,8% do total de PMs, o percentual mais alto do país. No outro extremo está o Rio Grande do Norte, onde as mulheres são apenas 2,4% do efetivo de policiais militares. Isso significa que, para cada mulher que trabalha na PM do Rio Grande do Norte, há nove mulheres na PM do Amapá, proporcionalmente.
Depois do Amapá, os estados que mais têm mulheres na PM são Roraima (17%), Rio Grande do Sul (16%) e Bahia (15%). Os que têm menor participação, depois do Rio Grande do Norte, são Ceará (4%), Piauí (7,5%) e Maranhão (8,5%).
Embora as mulheres sejam minoria em todas as forças de segurança, essa desigualdade é mais acentuada na Polícia Militar. Na Polícia Civil, as mulheres compõem 28% do efetivo de agentes – uma proporção duas vezes maior que a da PM.
Fonte: IBGE
Foi produtor do Foro de Teresina e repórter na piauí.
Editor do site da piauí
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí