minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

maratona

Antonio Coutinho encerra a programação de encontros entre jornalistas e cientistas

O médico imunologista é um dos cientistas portugueses com maior número de citações na literatura científica

28mar2018_13h12
FOTO: Lisboa / UFMG
FOTO: Lisboa / UFMG

A programação da Maratona Piauí Serrapilheira será encerrada com uma conversa com o médico imunologista português Antonio Coutinho, um dos mais destacados cientistas de seu país.

Formado pela Faculdade de Medicina de Lisboa e com doutorado em microbiologia médica pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, o pesquisador português ajudou a entender como funciona o sistema imunológico ao propor novos modelos teóricos para seu estudo.

Coutinho é um dos cientistas portugueses com maior número de citações na literatura científica mundial. Os cerca de 500 artigos que ele publicou em sua carreira tratam de diversos tópicos em imunologia – como ativação espontânea de linfócitos, organização do sistema imunológico, tolerância e doenças autoimunes –, mas também de problemas gerais da biologia.

O cientista português é membro do Conselho de Gestão do Instituto Gulbenkian de Ciência, que ele dirigiu até 2012, e foi coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de seu país. Deu aulas em universidades na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, e faz parte de diversos conselhos científicos internacionais.

Conheça o pesquisador português no dia 12 de maio, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.

Assinantes piauí, associados ao Instituto Serrapilheira, bolsistas de centros de pesquisa, estudantes e professores pagam meia-entrada.

O ingresso inclui almoço e pode ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito.

Leia Também

Relacionadas Últimas

A falta de água é o alvo do trabalho de Marcia Barbosa

Pesquisadora gaúcha vem falar sobre as possíveis aplicações de seu estudo e sobre a desigualdade de gênero na ciência

Douglas Galante investiga se pode haver vida fora da Terra

Paulistano é chefe da 'Garatéa', primeira missão brasileira à Lua

Tasso Azevedo falará sobre mudanças climáticas

O engenheiro florestal discutirá a contribuição do Brasil para o aquecimento global e novas tecnologias para o monitoramento ambiental

O n+1 e o digital

O Nieman Lab, laboratório de jornalismo da Universidade Harvard, publicou em setembro uma matéria sobre como o n+1 tem se adaptado ao digital. Até há pouco tempo, os editores da revista de ensaio e cultura faziam questão de manter os textos exclusivos para o impresso. Agora, dez anos após a criação da revista, eles começaram a permitir o acesso de parte do conteúdo na internet para os assinantes, atraindo cerca de 180 000 visitas por mês. Um novo layout e uma presença mais ativa nas redes sociais também foram aprovados para este ano.

Gonzalo Frasca e o newsgame

O uruguaio Gonzalo Frasca é inventor dos primeiros newsgames, mistura de jornalismo com videogames. Desde o início dos 2000, seu blog Ludology.org tem sido fonte paras pesquisas acadêmicas sobre comunicação digital.

Local definido

O Festival Piauí acontecerá no Colégio Dante Alighieri, em frente ao parque Trianon, de acesso fácil por metrô e ônibus.

O native advertising do New York Times

Há dois meses, o artigo Women inmates foi publicado no site do New York Times. A reportagem, um retrato da população carcerária feminina nos Estados Unidos, incluía vídeos, fotos, estatísticas e rolagem interativa. Patrocinada pelo Netflix, a matéria foi bolada para divulgar o lançamento da segunda temporada de Orange is the New Black, uma série sobre prisões femininas. Pela qualidade do texto e o uso de recursos sofisticados, a iniciativa foi considerada um salto no native advertising.

Atavist

O Atavist é uma start-up de publicações digitais criada por um trio de jornalistas americanos que trabalhavam na Wired. Eles disponibilizam ferramentas para os assinantes criarem, programarem, publicarem e venderem seus próprios livros e reportagens digitais. O site também pauta repórteres para fazerem longas reportagens digitais. Eles têm chamado muita atenção no jornalismo digital, atraindo investimentos do Google, do NetScape, do PayPal e do Facebook.

Mais textos