minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Eduardo Escorel

Eduardo Escorel é cineasta. Dirigiu os documentários Antonio Candido, anotações finais, Imagens do Estado Novo 1937-45 e 1968 – Um ano na Vida, entre outros filmes

histórias publicadas

O tempo é a questão
colunistas

O tempo é a questão

Anatomia de uma queda – um filme feminista

O golpe fracassado
colunistas

O golpe fracassado

Para ser um “filme documentário”, o relevante 8/1 – A Democracia Resiste precisaria, em primeiro lugar, ter um viés pessoal

O sol do futuro
colunistas

O sol do futuro

Novo filme de Nanni Moretti renova, apesar de tudo, a esperança de um futuro utópico

As boas intenções de Martin Scorsese
colunistas

As boas intenções de Martin Scorsese

Quase tudo é perfeito em Assassinos da Lua das Flores, menos o horror reconstituído diante da câmera

O ufanismo anacrônico de Silvino Santos
colunistas

O ufanismo anacrônico de Silvino Santos

Exibido pela primeira vez no Brasil depois de ter ficado perdido por nove décadas, Amazonas, o Maior Rio do Mundo trata o ser humano como figurante

Em busca de Soledad
colunistas

Em busca de Soledad

Sobre o tratamento condescendente dado a Cabo Anselmo, informante da ditadura, em uma série documental da HBO

A ousadia de Bia Lessa
colunistas

A ousadia de Bia Lessa

Adaptar Grande Sertão: Veredas para o cinema só foi possível exercendo a liberdade de inventar

Ouvir o outro, exercício da vida inteira
colunistas

Ouvir o outro, exercício da vida inteira

Helô, exibido no Festival do Rio, é um filme raro do qual a protagonista e o próprio cinema saem engrandecidos

Viver é muito perigoso
colunistas

Viver é muito perigoso

Cangaço Novo e Nostalgia, duas incursões ao passado

Está na hora
questões cinematográficas

Está na hora

Aos nove meses de governo Lula, o cinema brasileiro ainda aguarda por providências que o ajudem a superar a crise perpétua