Sérgio Avelleda
Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper. Foi diretor de mobilidade urbana do World Resources Institute e secretário de Mobilidade Urbana e Transporte da Cidade de São Paulo
histórias publicadas
![O perigoso glamour da velocidade](https://s3.amazonaws.com/uploads.piaui.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2023/07/21164557/1704-INTERNA-28.png)
O perigoso glamour da velocidade
Indústria automobilística e redes vendem velocidade máxima como sinônimo de sucesso – mas ela é a principal causadora das mortes no trânsito
![Para não perder o ônibus da história](https://s3.amazonaws.com/uploads.piaui.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2023/03/21191054/onibus-eletrico_interna.jpg)
Para não perder o ônibus da história
Descarbonizar o transporte público é tarefa urgente para governos, setor privado e sociedade civil
![Não existe indústria da multa sem indústria da infração no trânsito](https://s3.amazonaws.com/uploads.piaui.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2022/12/21211628/principal_Prancheta-1-5.jpg)
Não existe indústria da multa sem indústria da infração no trânsito
Desafio do novo governo é revogar as atuais medidas restritivas de fiscalização
![Um país na contramão](https://s3.amazonaws.com/uploads.piaui.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2022/03/18200121/transito-home.jpg)
Um país na contramão
Contrariando o receituário internacional para reduzir mortes no trânsito, Brasil dificulta cada vez mais a fiscalização e a punição de infrações
![Sua entrega, nosso engarrafamento](https://s3.amazonaws.com/uploads.piaui.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2021/08/21130936/cargapesada_100821_interna.jpg)
Sua entrega, nosso engarrafamento
Problemas de mobilidade se agravaram na pandemia e exigem soluções criativas, como a instalação de pequenos centros de distribuição nos bairros
![Parados na contramão](https://piaui.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2021/02/transito_220221_interan.jpg)
Parados na contramão
Cidades brasileiras rejeitam um debate urgente: cobrar de usuários de carros custo da infraestrutura pública e destinar recursos ao transporte coletivo