minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Ilustração: Alicia Tatone/BuzzFeed News

questões jornalísticas

Consórcio de Jornalistas Investigativos é indicado ao Nobel da Paz

Indicação destaca trabalho colaborativo realizado pela organização para identificar fluxos ilegais de dinheiro; piauí integra o projeto

| 04 fev 2021_16h42
A+ A- A

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês) e a Aliança Global pela Justiça Tributária (GATJ) foram indicados para o Prêmio Nobel da Paz de 2021 devido ao “sucesso na construção de alianças globais” para aumentar a transparência no sistema financeiro mundial.

A carta de indicação ao prêmio, assinada por três legisladores noruegueses, pede “atenção, reconhecimento e apoio” ao “excepcional trabalho do ICIJ” para trazer à luz fluxos ilegais de recursos e destaca a pressão internacional do GATJ por “impostos justos” (a Aliança Global reúne várias entidades de regulação fiscal e financeira no mundo todo). 

“De forma independente e por meios diferentes, eles são pioneiros na criação de um mundo onde não existem incentivos financeiros para conflitos, guerras, abusos dos direitos humanos e violência. Esses corajosos jornalistas e organizações da sociedade civil desempenham um papel fundamental na documentação da corrupção e dos fluxos ilícitos, muitas vezes colocando suas vidas em perigo”, ressalta a indicação.

Com sede em Washington, nos Estados Unidos, o ICIJ é uma redação jornalística sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com veículos da mídia do mundo todo, entre eles a piauí. Para o ICIJ, “a nomeação reconhece quase uma década de investigações que revelaram abusos generalizados de offshores controladas por oligarcas, elites políticas e grupos criminosos, e o papel que os bancos globais e outras instituições ocidentais desempenham na lavagem de dinheiro e evasão de impostos”.

Entre os projetos mais relevantes do ICIJ contra a lavagem de dinheiro, sonegação tributária e evasão de divisas pelo mundo estão o FinCEN Files, que tratou da atuação de bancos na rede criminosa e foi publicado em setembro último (com participação da piauí); e os Panama Papers, série vencedora do Prêmio Pulitzer 2016, que gerou investigações criminais no mundo todo.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí