anais da República
A organização
Como Marcelo Odebrecht chegou ao comando da maior empreiteira do país – e acabou na prisão
Malu Gaspartribuna livre da luta de classes
Reconstruir a esquerda
Um balanço crítico da experiência histórica e algumas ideias para o futuro
Ruy Faustoanais da imprensa
Parque de diversões
O Jornal do Brasil nos tempos do colunista Zózimo Barrozo do Amaral
Joaquim Ferreira dos Santosanais da neurociência
Um cérebro sem lembranças
A disputa pelo legado de HM, o paciente que revolucionou a ciência da memória
Luke Dittrichchegada
Calculando Drummond
Genro argentino deixa livro inédito sobre as rimas e a métrica do poeta mineiro
Lucas Ferrazesquina
ficção
Uma novela policial
Era uma voz rouca. Muito distante. Um pouco diferente da anterior. Estranha mesmo
José Luiz Passoscolaboradores
Angeli [Capa] é cartunista da Folha de S.Paulo e colaborador da piauí.
Lucas Ferraz [Calculando Drummond] é jornalista em São Paulo.
Malu Gaspar [O príncipe caído], repórter da piauí, é autora do livro Tudo ou Nada: Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X, da Editora Record.
Laerte [Cartuns] é quadrinista. Publica diariamente na Folha de S.Paulo.
Tostão [A chuteira e o jaleco] é o apelido de Eduardo Gonçalves de Andrade, ex-jogador da Seleção Brasileira, médico, comentarista de futebol e colunista da Folha de S.Paulo. Trechos do livro Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos: Um Olhar sobre o Futebol, que será lançado neste mês pela Companhia das Letras. Caricatura de Cassio Loredano.
Olegário Ribamar (Nonô, in memoriam) [The piauhy Herald], intelectual piauhyense, foi o mais excelso hommem de imprensa que este Paiz deveras teve.
Ruy Fausto [Reconstruir a esquerda], professor emérito da USP, é doutor em filosofia pela Universidade Paris I. Publicou, entre outros livros, Marx: Lógica e Política, Investigações para uma Reconstituição do Sentido da Dialética, em três volumes. É um dos editores da revista eletrônica Fevereiro. Desenho de Roberto Negreiros.
José Miguel Wisnik [Boceta de Pandora], músico, compositor, ensaísta e professor de literatura na USP, é autor de, entre outros,Veneno Remédio: o Futebol e o Brasil, pela Companhia das Letras.
Luke Dittrich [Um cérebro sem lembranças] é jornalista. Adaptação do livro Patient H. M.: A Story of Memory, Madness and Family Secrets, lançado pela Random House em 2016 e inédito no Brasil. Tradução de Sergio Tellaroli. Quadrinhos de Jorge Cham e Dwayne Godwin, originalmente publicados na revista Scientific American.
Joaquim Ferreira dos Santos [Parque de diversões], escritor e jornalista carioca, trabalhou na revista Veja, no Jornal do Brasil e n’O Globo. Capítulo de Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança: Uma Biografia de Zózimo Barrozo do Amaral, que será lançada em novembro pela Intrínseca.
José Luiz Passos [Uma novela policial] é escritor, professor e tradutor pernambucano. Publicou O Sonâmbulo Amador pela Alfaguara em 2012. Desenho de Pedro Franz.
Bernardo Esteves [O homem da prrrova], repórter da piauí, publicou Domingo É Dia de Ciência pela Azougue.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.