_218
Novembro 2024Bolsonarismo Shrek
Como as urnas afetaram as coalizões que devem se enfrentar em 2026
André SingerO homem da planilha
Gilberto Kassab prepara o PSD para os próximos trezentos anos
Luigi MazzaA ameaça autoritária, ainda
Eis aí o recado das urnas nas eleições municipais
Fernando de Barros e SilvaQue Chou do Chuchu é esse?
Amarrei o que resta das minhas madeixas em chuquinhas coloridas
O complexo: parte II_o dinheiro, sempre
A segunda reportagem da série aborda as agruras, os rigores e as ganâncias para bancar o maior sistema de saúde do mundo
Fabiane LeiteO sequestrador
Uma história exemplar mostra como Lira capturou o orçamento secreto em seu favor
Breno PiresEm memória de um gato
Aderbal e nossos dezoito anos
Roberto KazA longa arte de Antonio Carlos Jobim
A riqueza e a originalidade de seu Cancioneiro ainda estão por ser reconhecidas
Arthur NestrovskiA ver navios
Um ferro-velho de cargueiros em Bangladesh
Christian CravoDentes postiços
Oswald de Andrade, da grande guerra ao amor maior
Lira NetoRiso sem meio-termo
Ricardo Araújo Pereira e sua defesa do humor incondicional – com uma ajudinha de Machado de Assis
André BoucinhasAs falésias
Nada exceto o aborrecimento une nossa família
Luciano BritoSeca literária
O fim da Xingu, única livraria num raio de mil quilômetros na Amazônia
Jamil Chadecartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa], humorista e quadrinista, publicou o livro infantil As sete vidas do gato Jouralbo (Bebel Books e Mandacaru) e codirigiu, com Tasso Dourado, o documentário Peréio, eu te odeio.
[O homem da planilha, p. 16] é editor do site da piauí. Fotografia de Bob Wolfenson.
[Bolsonarismo Shrek, p. 28], jornalista, cientista político e professor na USP, publicou, entre outros livros, O lulismo em crise (Companhia das Letras).
[Cartuns a partir da p. 36] é humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Publica suas tiras no jornal O Globo, na newsletter Correio Elegante e na plataforma Um Brasil. Seu livro mais recente de prosa é Paris por um triz (Zarabatana).
[A ver navios, p. 46], fotógrafo, publicou, entre outros livros, Mariana e Reino desse Mundo (ambos pelo Estúdio Apuena).
[Riso sem meio-termo, p. 58], historiador e roteirista, é autor do livro Da revolução do stand-up à TV Pirata: comédia e sociedade no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra (7 Letras). Ilustração de Reinaldo Figueiredo.
[A longa arte de Antonio Carlos Jobim, p. 70] é violonista e compositor. Foi diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) entre 2010 e 2022. Gravou os CDs Jobim violão e Chico violão (Biscoito Fino), entre outros. Escreveu sobre Jobim nos livros Três canções de Tom Jobim (Cosac Naify) e Tudo tem a ver: literatura e música (Todavia). Participa, com a cantora Paula Morelenbaum, da série de videoaulas A longa arte de Antonio Carlos Jobim, produzida pela piauí.
[Poesia, p. 78] é psicanalista, ensaísta, poeta e tradutora. Publicou Relicário (Grupo Cero) e E se alguém o pano (Escola de Poesia). Os poemas integram o livro Sílex, a ser publicado em março pela Fósforo, na coleção Círculo de Poemas. Ilustração de Faw Carvalho.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[A ameaça autoritária, ainda, p. 8] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina.
[Que Chou do Chuchu é esse?, p. 26] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[O sequestrador, p. 34] é repórter da piauí.
[O Complexo: Parte II_O dinheiro, sempre, p. 40], jornalista e roteirista, é mestre em ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Ilustração de Vânia Mignone.
[Em memória de um gato, p. 54], jornalista e redator do Piauí Herald, publicou O livro dos bichos (Companhia das Letras). Ilustração de Andrés Sandoval.
[Dentes postiços, p. 64], escritor e jornalista, é autor, entre outros, da biografia Getúlio, em três volumes, e de A arte da biografia: como escrever histórias de vida (todos pela Companhia das Letras). O texto é um capítulo do livro Oswald de Andrade: mau selvagem, a ser lançado em novembro pela Companhia das Letras.
[As falésias, p. 76], escritor, é autor de Fortaleza (Cepe) e Les mondains sauvages (Karthala). Doutor em literatura comparada, lecionou na UFBA e na Sorbonne Nouvelle – Paris 3. O texto faz parte do livro As falésias, a ser lançado em dezembro pela Editora Machado.
[Seca literária, p. 82], jornalista e escritor, publicou, entre outros livros, O indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio (Record). Ilustração de Carla Caffé.