_219
Dezembro 2024O golpista
As 533 digitais de Bolsonaro na articulação para “virar a mesa”
Breno PiresDe fumaças e vapores
Como a indústria trabalha para confundir a plateia e legalizar o cigarro eletrônico
Camille LichottiNão sei se me viram, mas eu os vi
Entre a poesia e a política durante as eleições americanas
Ricardo AleixoDe salgadinhos e refrigerantes
Como a indústria tem atuado na reforma tributária para baratear os produtos ultraprocessados
Marcello Fragano BairdO complexo: parte III_o SUS bate à porta
Na terceira reportagem da série, as histórias de três famílias que dependem do sistema público de saúde
Tiago CoelhoRelato de uma certa tragédia
Um filme reflete sobre a situação dos libaneses, dos indígenas e dos desterrados de todo o mundo
Consuelo DieguezTrump e o fascismo
O que esperar?
Timothy SnyderO mundo bloqueado
A façanha artística de Beckett – e sua decifração por Adorno¹
Roberto SchwarzNinguém segura o Joca
Obrigado, terroristas, vocês sabem que eu tenho valor!
Toda ficção é memória
Relatos da criação de Malu, um filme que, sem pretender, realizou um processo de cura
Pedro FreireCorona news
A pandemia segundo jornais verdadeiros e imaginários
Eloar Guazzelli FilhoOs imperdoáveis
São eles. Serão eles?
Fernando de Barros e SilvaRiso imotivado
Tanta tristeza naquela vida, e tanta alegria na outra
Marilene FelintoLibélulas subversivas
A intuição do fotógrafo Evandro Teixeira e o instante decisivo
Flavio Pinheirocartuns
esquinas
COLABORADORES
[Capa] é designer e produtor gráfico especializado em livros.
[Trump e o fascismo, p. 10], professor de história na Universidade Yale, é autor de Na contramão da liberdade: a guinada autoritária nas democracias contemporâneas (Companhia das Letras). Tradução de Isa Mara Lando.
[Ninguém segura o Joca, p. 28] é colunista da Folha de S.Paulo e diretor de Narciso em férias e Uma noite em 67. Publicou Diário da Dilma (Companhia das Letras). Ilustração de Caco Galhardo.
[Cartuns a partir da p. 34], cartunista e roteirista, é o criador da newsletter de humor Semana praticamente encerrada.
[O Complexo: Parte III_O SUS bate à porta, p. 46] é repórter da piauí e roteirista de cinema. Ilustração de Vânia Mignone.
[Corona news, p. 60] é artista plástico, ilustrador, quadrinista e diretor de arte de animação. Publicou, entre outros livros, Porto Alegre: guia inútil de lugares improváveis, e sua sequência, A casa azul: Porto Alegre (HQueria).
[Toda ficção é memória, p. 78], cineasta, dirigiu Malu, seu primeiro longa-metragem, com o qual venceu, entre outros prêmios, o de melhor filme no Festival do Rio 2024.
[Riso imotivado, p. 88] é escritora e tradutora. Publicou o livro Mulher feita e outros contos (Fósforo). Ilustração de Cândido.
[Libélulas subversivas, p. 94] é jornalista.
[Os imperdoáveis, p. 8] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Angeli.
[O golpista, p. 20] é repórter da piauí baseado em Brasília.
[De fumaças e vapores, p. 32] é repórter da piauí baseada em Brasília. Ilustração de Vito Quintans.
[De salgadinhos e refrigerantes, p. 40], doutor em ciência política pela USP e professor na ESPM, é autor do livro Alimentação em jogo: o lobby na regulação da publicidade no Brasil (Editora UFABC). Ilustração de Vito Quintans.
[Não sei se me viram, mas eu os vi, p. 52], poeta, artista e pesquisador, publicou, entre outros livros, Sonhei com o anjo da guarda o resto da noite (Todavia). Foto de Natália Alves.
[Relato de uma certa tragédia, p. 74], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente (Companhia das Letras).
[O mundo bloqueado, p. 84] é crítico literário. Publicou, entre outros livros, Martinha versus Lucrécia (Companhia das Letras).
[Seis poemas em prosa, p. 91] é escritor e professor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP). Publicou a Antologia do poema em prosa no Brasil (Ateliê/Editora Unicamp), com cem poetas desde o século XIX. Ilustração de Ianah.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.