minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
Jogos
piauí jogos
De estadistas e ribaldos, de Vito Quintans

_233

Fevereiro 2026
TODAS AS EDIÇÕES

cartuns

Cartuns de Adão Iturrusgarai Adão Iturrusgarai

COLABORADORES

Vito Quintans

[Capa], artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde: a maldição da botija.

Consuelo Dieguez

[A contaminação, p. 14], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente: nova direita e bolsonarismo (Companhia das Letras). Ilustração de Caio Borges.

Renato Terra

[É tempo de sungas divertidas, p. 23], documentarista e escritor, dirigiu O canto livre de Nara Leão, Narciso em férias e Uma noite em 67, entre outros. Ilustração de Caco Galhardo.

Fernando Brancoli

[Operação Flórida, p. 34] é professor de relações internacionais na UFRJ e pesquisador visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton. É autor de Bolsonarismo: the global origins and future of Brazil’s far right (Rutgers University Press).

Celso Rocha de Barros

[A utopia levada a sério, p. 46] é apresentador do Foro de Teresina, doutor em sociologia pela Universidade de Oxford e colunista da Folha de S.Paulo. Publicou PT, uma história (Companhia das Letras). Ilustração de Cássio Loredano.

Danilo Marques

[A paisagem brutal, p. 60] é repórter da piauí. Ilustração de Caio Borges.

Felipe Fortuna

[Monique e Claude, p. 72] é poeta, ensaísta e diplomata. Publicou os livros de poesia O mundo à solta(Topbooks) e O rugido do sol (Pinakotheke), entre outros.

Antonio Carlos Secchin

[Poesia, p. 78] é poeta e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras e professor emérito da UFRJ. Publicou, entre outros, Desdizer (poesia, Topbooks) e Papéis de prosa: Machado & mais (crítica, Editora Unesp). Ilustração de Pedro Franz.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Fernando de Barros e Silva

[Togados do Tayayá, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.

Adão Iturrusgarai

[Cartuns a partir da p. 16] é humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Publica suas tiras no jornal O Globo, na newsletter Correio Elegante e na plataforma Um Brasil. Seu livro mais recente é Amsterdã é uma festa (independente).

Angélica Santa Cruz

[A gigante depenada, p. 24] é jornalista da piauí.

Roberto Andrés

[O último Aureliano, p. 40], urbanista e professor da UFMG, é diretor da Rede Nossas Cidades e autor de A razão dos centavos: crise urbana, vida democrática e as revoltas de 2013 (Zahar).

Simone Duarte

[Única na foto, p. 52], jornalista, é autora do livro O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu (Fósforo). Dirigiu o documentário Sérgio Vieira de Mello – a caminho de Bagdá. A organização das fotos do portfólio é de Immy Humes.

Oscar Pilagallo

[Villa-Lobos revisto, p. 66] é jornalista, com passagem pela Folha de S.Paulo e a BBC de Londres. Publicou, entre outros, O girassol que nos tinge: uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil (Fósforo). Ilustração de Kleber Sales.

Jeovanna Vieira

[Céu de Miguelzin, p. 76] é autora dos romances Virginia mordida e Toda caixa-preta é laranja (a ser publicado neste ano), ambos pela Companhia das Letras. Ilustração de Faw Carvalho.

Mônica Manir

[Sem recheio, p. 82], jornalista, publicou os livros Por um ponto final (Com-Arte) e Diário de uma fadiga (Cancioneiro). Ilustração de Alberto Benett.