_233
Fevereiro 2026A contaminação
O Banco Master e a desmoralização da República
Consuelo DieguezTogados do Tayayá
Uma aula prática do patrimonialismo brasileiro
Fernando de Barros e SilvaA gigante depenada
Entre traições, expurgos e reviravoltas, a estatal do petróleo – alvo da cobiça americana – é o retrato do fracasso venezuelano
Angélica Santa CruzOperação Flórida
Como o ambiente conservador de Miami pavimentou o caminho para a queda de Maduro
Fernando BrancoliO último Aureliano
O nacionalismo mágico de Gustavo Petro, o presidente colombiano que desafia Trump
Roberto AndrésA paisagem brutal
Como enfrentar a beleza e o cinismo do Rio de Janeiro
Danilo MarquesA utopia levada a sério
O passado e o futuro do socialismo no novo livro de Fernando Haddad
Celso Rocha de BarrosVilla-Lobos revisto
Compositor tem toda sua obra corrigida e é tema de duas novas biografias
Oscar PilagalloMonique e Claude
A viúva de Lévi-Strauss conta em livro sua relação com o antropólogo
Felipe FortunaÉ tempo de sungas divertidas
Nunca mais misturo Fogo Paulista com Dreher. Fiquei lokasso. Toda vez que espirro sai glitter
Felipe FortunaÚnica na foto
Documentarista reúne imagens em que mulheres aparecem sozinhas num mar de homens
Simone DuarteCéu de Miguelzin
Meu menino sempre teve esse olho virado pro alto, pras nuvem
Jeovanna VieiraSem recheio
O desaparecimento gradual dos filhos do meio
Mônica Manircartuns
Adão Iturrusgarai
esquinas
COLABORADORES
[Capa], artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde: a maldição da botija.
[A contaminação, p. 14], repórter da piauí, é autora de O ovo da serpente: nova direita e bolsonarismo (Companhia das Letras). Ilustração de Caio Borges.
[É tempo de sungas divertidas, p. 23], documentarista e escritor, dirigiu O canto livre de Nara Leão, Narciso em férias e Uma noite em 67, entre outros. Ilustração de Caco Galhardo.
[Operação Flórida, p. 34] é professor de relações internacionais na UFRJ e pesquisador visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton. É autor de Bolsonarismo: the global origins and future of Brazil’s far right (Rutgers University Press).
[A utopia levada a sério, p. 46] é apresentador do Foro de Teresina, doutor em sociologia pela Universidade de Oxford e colunista da Folha de S.Paulo. Publicou PT, uma história (Companhia das Letras). Ilustração de Cássio Loredano.
[A paisagem brutal, p. 60] é repórter da piauí. Ilustração de Caio Borges.
[Monique e Claude, p. 72] é poeta, ensaísta e diplomata. Publicou os livros de poesia O mundo à solta(Topbooks) e O rugido do sol (Pinakotheke), entre outros.
[Poesia, p. 78] é poeta e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras e professor emérito da UFRJ. Publicou, entre outros, Desdizer (poesia, Topbooks) e Papéis de prosa: Machado & mais (crítica, Editora Unesp). Ilustração de Pedro Franz.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[Togados do Tayayá, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.
[Cartuns a partir da p. 16] é humorista, cartunista, artista plástico e escritor. Publica suas tiras no jornal O Globo, na newsletter Correio Elegante e na plataforma Um Brasil. Seu livro mais recente é Amsterdã é uma festa (independente).
[A gigante depenada, p. 24] é jornalista da piauí.
[O último Aureliano, p. 40], urbanista e professor da UFMG, é diretor da Rede Nossas Cidades e autor de A razão dos centavos: crise urbana, vida democrática e as revoltas de 2013 (Zahar).
[Única na foto, p. 52], jornalista, é autora do livro O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu (Fósforo). Dirigiu o documentário Sérgio Vieira de Mello – a caminho de Bagdá. A organização das fotos do portfólio é de Immy Humes.
[Villa-Lobos revisto, p. 66] é jornalista, com passagem pela Folha de S.Paulo e a BBC de Londres. Publicou, entre outros, O girassol que nos tinge: uma história das Diretas Já, o maior movimento popular do Brasil (Fósforo). Ilustração de Kleber Sales.
[Céu de Miguelzin, p. 76] é autora dos romances Virginia mordida e Toda caixa-preta é laranja (a ser publicado neste ano), ambos pela Companhia das Letras. Ilustração de Faw Carvalho.
[Sem recheio, p. 82], jornalista, publicou os livros Por um ponto final (Com-Arte) e Diário de uma fadiga (Cancioneiro). Ilustração de Alberto Benett.

