Jair Bolsonaro em suas lives semanais Imagens: Reprodução/Redes sociais
Nas 181 lives do golpe, nunca “pintou um clima”
A piauí abriu a base de dados com a transcrição de todas as lives que Bolsonaro fez até setembro deste ano
Em nenhuma das 181 lives que fez entre março de 2019 e setembro de 2022 o presidente Jair Bolsonaro usou a expressão “pintou um clima” – que ele usa no vídeo no qual descreve seu encontro com adolescentes venezuelanas e que, segundo a primeira-dama Michelle Bolsonaro, é um bordão típico do marido para falar de assuntos diversos. Mas, se nunca falou que pintou um clima, Bolsonaro usou muitas outras expressões características nas lives. O bordão “fica em casa, a economia a gente vê depois”, que ele usa para se eximir de responsabilidade pela crise, apareceu em 68 lives. O ex-presidente Lula – ora chamado pelo nome, ora por termos pejorativos como “ladrão” e “ex-presidiário” – foi citado em 101 transmissões. As Forças Armadas, quase onipresentes, apareceram 116 vezes.
O levantamento foi feito pela piauí a partir da transcrição das 181 lives de Bolsonaro, que somam 130 horas. A base de dados, construída com auxílio da ferramenta de inteligência artificial PinPoint, agora está disponível para todos e pode ser acessada neste link.
As transcrições resultaram na página interativa As lives do golpe, publicada no site da piauí. O projeto mostra como Bolsonaro começou a preparar seus eleitores para desacreditar a eleição presidencial, os truques retóricos que usa e a imagem de um presidente “antissistema” que procura vender. O conteúdo é exclusivo para assinantes.