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Evan Ratliff, do Atavist – Estados Unidos

Evan Ratliff é fundador e editor do Atavist. Ele também é editor da Pop-Up Magazine, a primeira revista ao vivo, cujo conteúdo é apresentado pelos jornalistas, fotógrafos, ilustradores e colaboradores durante um show de 100 minutos em um palco. Ratliff edita e apresenta o Longform Podcast, programa que entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e de apuração de longas reportagens.

13nov2014_14h00
Atavist 
Atavist 

Atavist é uma mistura incomum de uma empresa de software e de um veículo jornalístico. O site tem dois produtos: uma revista digital chamada The Atavist, que produz uma peça de não ficção por mês, e o Creatavist, um software que permite os usuários fazerem seus próprios trabalhos para a web. O site foi criado em 2009 por três amigos jornalistas. Evan Ratliff, ex-colaborador da Wired, Nick Thompson, editor do site da New Yorker, e Jefferson Rabb, especialista em tecnologia, estavam em um bar certo dia, reclamando do mercado de trabalho, quando decidiram abrir a empresa. A ideia atraiu investimentos do Google, Netscape e  Founders Fund, que tem entre seus líderes o fundador do PayPal e Sean Parker, o primeiro presidente do Facebook.

Atavist não é o primeiro a permitir a publicação de artigos por qualquer pessoa. Blogger, Tumblr e Twitter já faziam isso antes. Mas ele é certamente o mais complexo. O Atavist e as peças produzidas no Creatavist seguem um padrão de integrar os artigos com vídeo, fotos, e outros recursos. “Minha impressão é de que o Atavist explora a necessidade que todos nós temos de contar histórias multimídia, mas até recentemente não havia ferramentas e plataformas eficazes para fazer isso”, disse um chefe executivo do Google.

O uso do Creatavist tem quatro etapas: o usuário escreve sua história, desenha a peça multimídia usando a plataforma, publica onde quiser e pode utilizar um recurso extra do site de criar um app para vender sua peça digital em iPads e Kindles. A renda vem justamente deste extra que depende da escolha do plano Pro de assinatura do site. A revista The Atavist pauta escritores para escreverem longos artigos. Os textos variam de cinco até 30 mil palavras. Também é possível enviar sugestões para o editor.

Evan Ratliff é fundador e editor do Atavist. Ele também é editor da Pop-Up Magazine, a primeira revista ao vivo, cujo conteúdo é apresentado pelos jornalistas, fotógrafos, ilustradores e colaboradores durante um show de 100 minutos em um palco. Ratliff edita e apresenta o Longform Podcast, programa que entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e de apuração de longas reportagens.

Americano de Atlanta, Geórgia, formou-se em ciências e políticas ambientais na Universidade Duke. Começou a carreira na Wired, para a qual colabora há mais de uma década. Uma matéria em 2009 para a revista foi finalista do prêmio National Magazine. “Vanish” era sobre Ratliff tentando ficar desaparecido por um ano e o desafio ao público de encontrá-lo. Trabalhou também para a New Yorker e National Geographic. É coautor de Safe: The Race to Protect Ourselves in a Newly Dangerous World, obra sobre inovação e antiterrorismo. Foi bolsista do International Reporting Project e do Foreign Press Center/Japan, escrevendo sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, terrorismo e política em países como Rússia, Camarões, Bangladesh e Brasil.

Ratliff foi duas vezes finalista do prêmio Livingston, conhecido como “o Pulitzer dos jovens jornalistas” e ganhou o prêmio Evert Clark/Seth Payne para jornalistas de ciência. Suas reportagens apareceram em várias antologias, incluindo The Best of Technology Writing (2006 e 2010), The Best American Magazine Writing 2010, The Best American Nonrequired Writing 2010 e The Best American Science Writing 2012.

Recentemente, Daniela Pinheiro, curadora do Festival piauí de jornalismo, esteve na redação do Atavist e converson com Evan.

Atavist

Twitter: https://twitter.com/theatavist

Facebook: https://www.facebook.com/atavist.publishing

 

Destaques do Atavist:

O jornalista Eduardo Suárez é correspondente do jornal espanhol El Mundo em Nova York. Ele tem um blog chamado #nohacefaltapapel, em que noticia inovações no mundo do jornalismo. Em julho deste ano, fez uma entrevista com Evan Ratliff, fundador do Atavist, sobre a criação do site, os critérios para publicação, o futuro do jornalismo e do Atavist.

 

Evan Ratliff, fundador e editor do Atavist, é locutor do Longform Podcast, uma conversa semanal com jornalistas produzida pelo site Longform em parceria com o Atavist. O Longform existe há quatro anos e é um site de recomendações de longas reportagens com acesso gratuito na internet.

No podcast, Ratliff entrevista jornalistas sobre o processo de escrita e apuração de longas reportagens. A conversa gira em torno de matérias já publicadas pelos repórteres e também das matérias ainda em curso de apuração. É possível baixar os episódios no site Longform e no iTunes. Alguns dos convidados que passaram pelo programa: Gay Talese, David Grann, Michael Lewis, Susan Orlean, Evan Wright e Malcolm Gladwell. O programa é gravado desde 2012 numa pequena sala de conferências no escritório que o Atavist divide com o Longform, no Brooklyn, e tem mais de 50 mil ouvintes.

 

Um exemplo de publicação do Atavist, escrita por James Verini, jornalista baseado na África, colaborador de veículos como a New Yorker, o Guardian e o New York Times. A reportagem é sobre a história de Nancy e Louis Dupree, escritora e arqueólogo que se conheceram e se apaixonaram no Afeganistão nos anos 60.

 

Além do Atavist e do Longform, Evan Ratliff também está envolvido num terceiro projeto, a revista ao vivo Pop-Up Magazine. Ele é editor na revista, que não existe fisicamente, mas como performance. Há apenas uma apresentação em que repórteres, diretores, fotógrafos falam sobre a edição lançada. Michael Pollan, Susan Orlean e Alice Walker foram alguns dos convidados da Pop-Up, que existe desde 2009 e desde então teve duas edições por ano. Eles não filmam nem fotografam a apresentação. É uma experiência única em um teatro. Os ingressos para a revista estão quase sempre esgotados em menos de meia hora de venda. O número de lugares varia de acordo com o espaço da apresentação, mas trata-se de um público de cerca de 3 mil pessoas.

Entrevista com o fundador da Pop-Up Magazinehttp://adage.com/article/the-media-guy/wait-heck-a-pop-magazine/227472/

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