O Foro de Teresina desta semana fala da anulação das condenações de Lula na Operação Lava Jato e de seus desdobramentos no Supremo Tribunal Federal, na disputa pela presidência em 2022 e no que restou da própria Lava Jato. E, como não podia deixar de ser, o programa continua falando da tragédia da pandemia no Brasil e dos sucessivos aumentos de mortes diárias.
Bloco 1: A cartada de Fachin
Numa canetada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato, e o petista recuperou integralmente seus direitos políticos. A decisão foi uma manobra de Fachin para tentar impedir que fosse votada a suspeição de Moro. Faltou combinar com o ministro Gilmar Mendes, que pautou o assunto na 2ª turma no dia seguinte.
Thais: A fragilidade da decisão de Fachin e o timing de Gilmar Mendes vão contribuir para a desmoralização da imagem do STF. A gente pode viver dias de mais turbulência. O Supremo não tem colaborado como deveria para manter a estabilidade neste momento, pelo contrário.
Bloco 2: Lula lá?
Com a decisão de Fachin, Lula voltou a ser ficha limpa e já é o principal nome da oposição para 2022. Em um longo discurso, o ex-presidente não confirmou a candidatura, mas atacou Bolsonaro, defendeu a vacinação, criticou a condução da economia e acenou a militares e a agentes do mercado.
Toledo: Bolsonaro estava jogando sozinho nos últimos três anos e agora ele tem um rival à altura.O jogo começou de novo, mas não do zero. Lula é o candidato com maior potencial, é favorito e a disputa será de quem vai enfrentá-lo no 2º turno.
Bloco 3: Recordes negativos
Em uma semana, desde o Foro #140, quase 12 mil pessoas morreram por Covid-19 e, com isso, passamos das 270 mil mortes desde o começo da pandemia. As UTIs de vários estados estão com lotação máxima, e a vacinação não engrena.
Fernando: É um cenário de catástrofe e tudo indica que vai piorar. Isso é fruto da irresponsabilidade do governo, cujo objetivo parece ser acelerar a propagação do vírus e retardar a vacinação. O Brasil se consolida hoje como o novo epicentro da pandemia no mundo.
> Links citados neste episódio:
O artigo de Rafael Mafei para o site da piauí que analisa como a decisão de Fachin abre caminho para não julgar Moro;
O artigo de Eloísa Machado para o site da piauí abordando o vale-tudo jurídico e como o STF se tornou revisor da operação Lava Jato;
A declaração do ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol sobre a decisão do ministro do STF Edson Fachin;
A reportagem em que Eduardo Bolsonaro rebate críticas sobre o uso de máscaras e diz para “enfiar no rabo” o objeto;
O perfil de Eduardo Bolsonaro feito pela repórter Thais Bilenky para a piauí_162.
Pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) que mostra Lula na frente de Bolsonaro em potencial de voto para 2022;
A sessão =igualdades do site da piauí detalhando o aumento de buscas por assuntos relacionados à Covid-19 no Google;
O estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre os custos educacionais e econômicos da reabertura das escolas;
O estudo sobre o impacto da redução de arrecadação de ICMS e os repasses federais nas despesas dos estados.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music buscando pelo nome do programa ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores do episódio da semana.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo, Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Marcelle Darrieux, Claudia Holanda e Gabriela Varella
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: Gustavo Queiroz
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br