No Foro de Teresina, Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam a confirmação do Brasil como sede da Copa América e a queda na repercussão da CPI da Covid-19, apesar do aumento da taxa de contágio e do iminente colapso do sistema de saúde em quase todas as capitais do país. Falam sobre o aquecimento da economia com as exportações e o impacto disso nos planos de reeleição de Jair Bolsonaro. E ainda comentam a investigação dos atos antidemocráticos – segundo a Polícia Federal, um rastro digital levou os investigadores a endereços ligados ao presidente e à sua família.
Anúncio:
Assine o Globoplay e assista a todos os episódios de O Caso Evandro: http://gplay.la/piaui
Bloco 1: CPI, pandemia e Copa América
A Copa América começa domingo aqui no Brasil. E, ao contrário do que havia sido prometido pela CBF, os atletas estrangeiros não serão obrigatoriamente vacinados para jogarem o torneio, que será disputado em quatro estados brasileiros. O evento acontece enquanto o país contabiliza mais de 480 mil mortos pela Covid-19 e a CPI que investiga os responsáveis pela má gestão da pandemia vai perdendo relevância no debate público.
Fernando: Evidentemente que somos contra a realização desse evento que não estava contratado. É mórbido abrigar um torneio num momento de luto no país. Enquanto isso, o esvaziamento da CPI mostra que houve um foco errado ali e muitas coisas estão passando batido. A gente deveria errar menos.
Bloco 2: A soja e as urnas
A alta no preço das commodities tem provocado uma queda do dólar e encabeçado um crescimento inesperado do PIB do primeiro bimestre. A novidade que animou investidores pode influenciar na reeleição de Jair Bolsonaro. Mas ele ainda tem pelo caminho um enorme descompasso na vacinação, uma crise energética, altas taxas de desemprego e inflação.
Toledo: Há uma forte ligação histórica entre o preço das commodities e as eleições para presidente na América Latina. Sempre que sobem, o presidente tende a se reeleger. Até o momento, o crescimento brasileiro não chegou nas pessoas. Bolsonaro tem várias armas na mão para 2022, mas ainda não dá para cravar nada.
Bloco 3: Submundo das fake news
O ministro Alexandre de Moraes, relator no Supremo do inquérito sobre atos antidemocráticos, retirou o sigilo das investigações e vai decidir se aceita ou não o pedido da PGR para arquivar o inquérito. As informações, agora acessíveis à imprensa, revelam que entre as contas derrubadas pelo Facebook no ano passado estão perfis e páginas acessados a partir de endereços ligados a Bolsonaro.
Thais: Nenhum dos envolvidos está conseguindo cumprir seu papel institucional nessa investigação. A gente está há mais de um ano com um inquérito que não teve consequências práticas. Os sites bolsonaristas investigados seguem no ar, gerando cliques e arrecadando dinheiro.
> Links citados neste episódio:
O levantamento da CNN Brasil com a estimativa do número de estrangeiros que virão ao Brasil por causa da Copa América;
O estudo da Universidade de São Paulo enviado para a CPI da Covid que aponta a aposta do governo federal na imunidade de rebanho;
A coluna de Celso Rocha de Barros na Folha de S. Paulo;
O relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que estimou o menor consumo de carne por brasileiros desde 1996;
A sessão =igualdades do site da piauí com os números da crise hídrica e os impactos no sistema elétrico;
O perfil de Luciano Huck feito por Roberto Kaz para a piaui_139;
A reportagem da BBC Brasil sobre os canais bolsonaristas investigados que ganharam milhões no YouTube.
*
O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio.
>Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Claudia Holanda
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Renan Sukevicius
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: Marcella Ramos e João Felipe Carvalho
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br