minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Ilustração de Carvall

rádio piauí

Foro de Teresina #156: Bolsonaro tenta apagar o que acendeu

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

| 25 jun 2021_10h39
A+ A- A

No Foro de Teresina #156, Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo comentam a denúncia de um servidor que revelou as negociações do Ministério da Saúde para a compra da vacina Covaxin com preços acima da média. Avaliam a interrupção da vacinação em algumas capitais por falta de doses e a tendência de alta no número de casos e mortes pela Covid-19. E falam das motivações que levaram Ricardo Salles a pedir demissão do cargo de ministro do Meio Ambiente. 

Bloco 1: Escândalo da Covaxin (04:35)
O servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Fernandes Miranda e seu irmão, o deputado Luís Miranda (DEM-DF), disseram ter se encontrado com o presidente Jair Bolsonaro e mostrado a ele documentos pedindo o pagamento antecipado pela vacina Covaxin. O imunizante é o mais caro comprado pelo Brasil e o único negociado por um intermediário, a Precisa Medicamentos. Ao invés de dar explicações, o governo acionou a Polícia Federal para investigar os denunciantes, tratados como traidores. 

Fernando: É um escândalo de almanaque e que passa longe de qualquer prática republicana da boa administração. É fato que o caso vai trazer prejuízos ao governo, só não sabemos quais. É possível que o episódio dê fôlego para as manifestações de rua contra Bolsonaro. 

Bloco 2: Faltam vacinas, de novo (19:36)
A corrida dos governadores e prefeitos para adiantar a vacinação da primeira dose gerou o esperado: os índices de imunização bateram recordes, mas faltaram doses em pelo menos sete capitais. Além disso, algumas pessoas pregam o boicote à CoronaVac e o governo cogita encerrar o uso do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Dados apontam o crescimento no número de infectados no Brasil, e a terceira onda se mostra cada vez mais próxima. 

Toledo: A terceira onda está se caracterizando. Ela é mais lenta do que se imaginava e isso pode ser um reflexo do avanço da vacinação, mesmo que a maior parte tenha recebido só uma dose. Mesmo assim, o vírus está solto, a taxa de transmissão está altíssima e, nesse ritmo, chegaremos a 600 mil mortes em breve. 

Bloco 3: O ex-ministro da porteira (33:23)
Investigado pela Polícia Federal pelo suposto favorecimento a madeireiros ilegais na Amazônia, Ricardo Salles pediu demissão e deixou o Ministério do Meio Ambiente. Com a exoneração, os inquéritos contra Salles saem do Supremo e voltam à primeira instância. O novo ministro é Joaquim Álvaro Pereira Leite, até então secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta e ex-conselheiro da Sociedade Rural Brasileira. 

Thais: O timing do anúncio foi bom para Bolsonaro, para dividir o noticiário, e melhor ainda para Salles. A saída dele seria manchete e repercutiria no mundo todo, mas acabou ficando ofuscada. A situação do ex-ministro já estava inviável, sem apoio de ministros e militares. O cerco que estava se fechando, fechou.  

> Links citados neste episódio:

O artigo de Pedro Bruzzi e Leonardo Barchini para o site da piauí analisando como artistas e influencers impulsionam nas redes as críticas a Bolsonaro;

A reportagem de Marta Salomon para o site da piauí revelando que a mesma empresa investigada pela CPI na denúncia da Covaxin já recebeu quase 100 milhões de reais numa compra de preservativos femininos

A reportagem que detalha as investigações em torno das ações de Ricardo Salles à frente do Ministério da Saúde; 

A reportagem do Correio Braziliense que revelou a intenção do Ministério da Saúde de encerrar o uso da CoronaVac no país; 

O perfil de Ricardo Salles feito por Maurício Tuffani para o site da piauí analisando a trajetória do ex-ministro;

A coluna de Fernando de Barros e Silva para a Folha de S.Paulo, em dezembro de 2007, sobre o livro Médico Doente, de Dráuzio Varella. 

*

O Foro de Teresina tem novos episódios sempre às sextas, a partir das 11 horas. Você encontra o podcast em tocadores como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Cast Box e Amazon Music buscando pelo nome do programa, ou pode acessar a página do Foro no site da piauí. Toda semana, lançamos no YouTube o Foro Privilegiado, um teaser com os bastidores de cada episódio. 

>Ficha técnica:

Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
Coordenação geral: Paula Scarpin
Direção: Mari Faria
Edição: Évelin Argenta e Tiago Picado
Produção: Marcos Amorozo
Apoio de produção: Claudia Holanda
Produção musical, finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Carvall
Teaser (Foro Privilegiado): Mari Faria
Distribuição: Marcos Amorozo
Coordenação digital: Kellen Moraes e Juliana Jaeger
Checagem: João Felipe Carvalho

Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí