Nesta semana, o Foro de Teresina discute os primeiros movimentos da equipe de transição de Jair Bolsonaro; o que esperar de Sérgio Moro à frente do superministério da Justiça; e as contradições e riscos do projeto de lei Escola Sem Partido.
Bloco 1: Uma transição intensa
Na primeira semana de articulações em Brasília, Bolsonaro se depara com o desafio de acomodar a retórica do palanque às restrições do mundo real. O resultado é uma profusão de vaivéns e desencontros políticos.
Bloco 2: O juiz na política
Em sua primeira entrevista coletiva como futuro superministro da Justiça, Sérgio Moro fez acenos à imprensa e demarcou diferenças com Bolsonaro, colocando-se como um moderador dos radicalismos do presidente.
Bloco 3: A educação sob Bolsonaro
O projeto Escola Sem Partido está para ser votado na Câmara dos Deputados, inaugurando a pauta conservadora do governo Bolsonaro.
O Foro de Teresina terá uma edição especial, ao vivo e com plateia, durante o Festival Piauí Globonews de Jornalismo 2018, que será realizado em São Paulo nos dias 1º e 2 de dezembro. O especial é exclusivo para quem for ao evento. Os ingressos já estão à venda. Clique aqui para saber mais.
>Links citados neste episódio:
A lista dos primeiros 27 nomes indicados por Bolsonaro, no dia 5 de novembro, para compor sua equipe de transição.
A reportagem “Rede de intrigas agrotóxicas”, escrita pela repórter da piauí Consuelo Dieguez, que trata de rixas entre aliados de Bolsonaro quanto à indicação de nomes para o ministério da Agricultura.
O episódio do cancelamento da viagem do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, ao Egito, após repercussão negativa da declaração de Bolsonaro sobre mudar a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém.
A primeira entrevista coletiva do juiz Sérgio Moro como ministro da Justiça do governo Bolsonaro.
O perfil do economista e futuro superministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, escrito pela repórter da piauí Malu Gaspar e publicado na edição de setembro deste ano.
A polêmica envolvendo a deputada estadual eleita em Santa Catarina Ana Caroline Campagnolo, que pediu a estudantes que filmassem seus professores em sala de aula e denunciassem “manifestações político-partidárias ou ideológicas”.
*
> Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza e Mari Faria
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes e Luigi Mazza
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles
Para falar com a equipe: forodeteresina@revistapiaui.com.br