A pauta da descriminalização do aborto, que paralisou a Argentina no início do mês, pode ainda reverberar na política brasileira. ILUSTRAÇÃO: PAULA CARDOSO
Foro de Teresina #6: O aborto na eleição, os paradoxos de Marina e a absolvição de Gleisi
O podcast de política da piauí debate o impacto da descriminalização do aborto na Argentina sobre as eleições brasileiras, as contradições de Marina Silva e o revés da Lava Jato no caso Gleisi Hoffmann
Nesta semana, o Foro de Teresina começa debatendo a descriminalização do aborto na Argentina e as possíveis repercussões do tema na campanha presidencial brasileira; no segundo bloco, o programa discute as contradições que envolvem a candidatura de Marina Silva à Presidência; no terceiro segmento, comentamos o que representa para a Lava Jato a absolvição, pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, denunciados por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Bloco 1 – A “maré verde” do aborto
A Câmara de Deputados da Argentina aprovou na semana passada a descriminalização do aborto até a 14ª semana de gestação. A decisão se dá em meio a imensas manifestações de rua promovidas pelas mulheres argentinas – a “marea verde”, nome que faz alusão aos lenços usados pelas participantes. No Brasil, o tema é praticamente um tabu entre os candidatos à Presidência. O crescimento do eleitorado evangélico e a onda conservadora no país representaram nos últimos anos um retrocesso na discussão sobre o assunto.
Aqui você pode conferir a resposta da então ministra da Pesca e Agricultura do primeiro governo Dilma, Ideli Salvatti, sobre a legalização do aborto, em entrevista à revista Marie Claire, em 2011.
Bloco 2: Os paradoxos de Marina
Embora seja vice-líder das pesquisas quando Lula é retirado da corrida eleitoral, Marina Silva não é vista como uma candidata muito viável no mundo político. Contra ela, pesam a sua esquálida base partidária, o pouco tempo que terá na propaganda eleitoral da tevê e a ausência de palanques estaduais fortes para alavancá-la. Por outro lado, Marina passou incólume pela Lava Jato e tem feito acenos claros ao mercado.
Aqui você pode acessar a entrevista concedida pelos economistas André Lara Resende e Eduardo Giannetti, colaboradores da campanha de Marina, ao jornal Valor Econômico.
Bloco 3: Gleisi e a Lava Jato
Em votação realizada esta semana, a 2ª Turma do STF absolveu a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e seu marido e ex-ministro, Paulo Bernardo, de denúncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão pode representar um revés mais duro para a Lava Jato, que no entanto ainda conta com amplo respaldo popular. No final de maio, um grupo de deputados pediu a criação de uma CPI das delações premiadas e, na semana passada, o STF proibiu a condução coercitiva de réus e investigados para depoimentos.
Quer ouvir os episódios anteriores? Clique aqui.
Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:
Spotify: clique aqui.
iTunes: clique aqui.
SoundCloud: clique aqui.
YouTube: clique aqui.
Stitcher: clique aqui.
Feed: é possível acompanhar o Foro de Teresina por outros agregadores. Para isso, o RSS do podcast é http://forodeteresina.libsyn.com/rss
Está tendo dificuldades para ouvir o podcast? Confira o nosso guia.
Ficha técnica:
Apresentação: Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Malu Gaspar
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez, Luigi Mazza
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Música tema: Wânya Sales e Beto Boreno
Identidade visual: João Brizzi
Ilustração: Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes, Luigi Mazza e Yasmin Santos
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí