minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

questões manuscritas

GEORGE ORWELL TERMINA 1984

| 21 out 2015_14h22
A+ A- A

O cartão-postal mostrado nesta página foi escrito por George Orwell, autor inglês cuja reputação só fez aumentar nos últimos 65 anos, desde sua morte por tuberculose, em 1950, com apenas 46 anos. Seus dois livros mais famosos, A revolução dos bichos e 1984 venderam juntos mais que qualquer outro par de livros de qualquer outro grande escritor de língua inglesa do século XX.

A saúde de Orwell deixou-o muito limitado nos últimos anos de sua vida, sobretudo a partir de dezembro de 1947, quando sua doença foi definitivamente diagnosticada. Passou a viver a maior parte do tempo na Ilha de Jura, na costa da Escócia, numa pequena casa onde retirou-se em 1946 para escrever 1984, o livro que é considerado por muitos como sua obra-prima.

O último período passado por Orwell no isolamento de Jura foi de julho de 1948 a janeiro de 1949. O cartão aqui reproduzido data de setembro de 1948, quando Orwell terminava nesses meses com grande esforço sua obra mais ambiciosa. Dirige-se aqui a Anthony Powell, um de seus amigos mais próximos, integrante de um grupo de intelectuais presentes na última década da vida de Orwell, como Evelyn Waugh, Stephen Spender e Lucian Freud. Powell – considerado por muitos o Proust inglês – é autor dos doze volumes de A Dance To The Music Of Time tido por grandes críticos como um dos dois ou três monumentos do romance inglês do século XX. Adolescente, foi colega de Orwell no tradicional colégio de Eton e pode ser considerado seu primeiro amigo escritor.

O cartão, assinado simplesmente George, diz:

“Muito obrigado por seu cartão-postal. Espero estar em Londres em dezembro ou janeiro (provavelmente janeiro) dependendo de quando eu conseguir terminar este livro. Estou muito melhor, mas ainda tenho que ir bem devagar e passo metade do dia na cama. Lembranças à Violet.”

Este texto curto que menciona seu esforço na redação de 1984, assim como a imagem da desolação da Ilha de Jura no verso do cartão, resumem bem o penúltimo ano da vida de Orwell.

Conforme previa no cartão dirigido a Powell, Orwell voltou a Londres em janeiro de 1949 e um ano depois estava morto, não sem ter tido tempo de gozar o sucesso imediato de 1984 e casar-se de novo no leito do hospital.

Apesar de seu contato próximo com boa parte da intelectualidade inglesa do imediato pós-guerra, poucas cartas de Orwell têm chegado ao mercado, certamente em número insuficiente para atender à demanda de seus admiradores, o que as torna sempre muito disputadas. A recente dispersão de sua correspondência com Powell trouxe este ano para um leilão em Londres duas dezenas de mensagens assinadas pelo escritor, grupo do qual este cartão fazia parte.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí