Físico alagoano desenvolve gerador automático de sambas-enredo
SAPUCAÍ – Com a chave da cidade no bolso da calça, Eduardo Paes convocou uma coletiva de imprensa para anunciar as novidades do carnaval 2013. "O desfile das escolas de samba hoje é um espetáculo internacional que reúne a nata das celebridades. Tomamos medidas para que os custos das escolas sejam otimizados de modo que sobre verbas para os camarotes", explicou o prefeito, batucando na mesa.
Paes contratou o físico alagoano Ribamar Severiano para criar um gerador de sambas-enredo. Em quatro dias, Ribamar apresentou um protótipo: "Temos um banco de dados com 12 mil rimas para Sapucaí e um sistema que alterna as palavras carnaval, folia, alegria, amor e magia", gabou-se.
Ribamar mostrou que o autor do samba pode filtrar palavras mais específicas a partir de dois temas: "História do Brasil" e "Metáforas oníricas". No primeiro, é possível rimar escravidão com pilão, império com mistério e bateria com fidalguia. O segundo gera versos para temas abstratos como "mergulhei nessa magia / era tudo que eu queria / para esse carnaval".
Por fim, apresentou um recurso que pode ser usado em último caso. "Aqui atrás, há uma válvula para criar onomatopeias", explicou.
Leia também
Físico alagoano desenvolve gerador de pautas para o Globo Repórter
Carlinhos Brown concorre ao Oscar de Melhor Onomatopeia Original
Leia Mais
Roberto Jefferson se lança na literatura patriota-erótica com 50 Tons de Verde e Amarelo
Depois de fogo na Cinemateca, Mário Frias é cotado para o Ministério do Meio Ambiente
Eduardo Pazuello se inspira em Marina Abramovic para depoimento na CPI
Remake: Bolsonaro protagoniza filme Férias Superfaturadas