Dilma vai duplicar Palácio do Planalto
PLANO PILOTO – A construção de uma réplica do Palácio do Planalto ao lado do original é a cereja sobre o bolo do pacote de infraestrutura anunciado ontem pela presidenta Dilma Rousseff. A cópia do edifício projetado por Niemeyer servirá como anexo da presidência a ser ocupado pelo ex-presidente Lula. “Com a inauguração do anexo, a gestão do Planalto passará a ser feita num modelo de PPP (parceria petista-petista)”, explicou o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. “Dilma e Lula se revezarão no governo: ela nos anos pares; ele, nos ímpares”.
Paralelamente, será construída uma linha de trem-bala ligando a praça dos Três Poderes à cidade de São Bernardo do Campo, onde mora Lula, para facilitar seu deslocamento até a capital, uma vez que os aeroportos estão muito cheios. Questionada por uma repórter se haveria espaço na praça dos Três Poderes para os novos empreendimentos, a presidenta foi taxativa: “Se não couber a gente asfalta o laguinho do Congresso para fazer espaço, minha filha”.
O anúncio da criação de uma linha de metrô ligando o Congresso ao Planalto foi festejado pelos parlamentares. “Até que enfim alguém percebeu que a nossa mobilidade estava muito atrasada. O transporte do lobby do Congresso ao Planalto estava muito caro, inviabilizando os negócios. Ninguém aguentava mais o custo Brasília”, desabafou o senador Renan Calheiros, do PMDB, ressaltando que falava em nome de “toda a família política brasileira”. A estação do Congresso se chamará José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney. A do Planalto terá nome mais informal: “Estação do Cara”.
Inspirado na ideia do metrô, Lula conseguiu incluir no pacote da infraestrutura um teleférico ligando a cobertura do seu prédio, em São Bernardo, ao Itaquerão. “Precisamos cuidar do meio ambiente e investir no transporte alternativo”, disse em nota oficial, com timbre do Planalto, o ex-presidente em exercício.
Dilma anunciou ainda a privatização dos partidos de oposição, com financiamentos do BNDES. Eike Batista já manifestou interesse em assumir a concessão do PSDB, que passaria a se chamar PSDBEX. Mas o bilionário ainda reluta em encampar o DEM. “A verdade é que Democratex não soa tão bem”, reconheceu. “Mas poderia ser uma boa escola para testar a vocação do Thor para a vida pública”, ressalvou.
O presidente BNDES, Luciano Coutinho, disse que já começaram as obras de duplicação dos cofres do BNDES.
Leia também:
BNDES financia fusão de Bolsonaro com Myrian Rios
Perícia confirma que Thor Batista não conduzia metrô em São Paulo
Leia Mais
Apagão na presidência de Hugo Motta já dura 48 horas; Enel nega envolvimento
Teste de DNA: Tarcísio, Flávio e Michelle vão ao Programa do Ratinho para provar quem é o herdeiro de Bolsonaro
"Livre mercado", diz Ciro Gomes, ao terceirizar seu know-how de briga em família para os Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro exige que Donald Trump aplique Magnitsky contra Donald Trump
