"Açaí é bom pra não dar aquela fraquejada", explicou Bolsonaro

24ago2018 | 17h42 | Eleições

Apoiadores de Bolsonaro adotam sobrenome “do Açaí” em apoio ao candidato

A+ A- A

BB GUN SUCOS – Cartórios de todo o Brasil amanheceram com longas filas, provocadas pelo movimento de pessoas interessadas em protocolar pedidos de mudança de nome. O fenômeno foi puxado por apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro, que passaram a adotar o sobrenome “do Açaí” em apoio ao deputado federal. A alcunha faz referência à funcionária fantasma Wal do Açaí, que recebeu salário, por 15 anos, do gabinete de Bolsonaro, apesar de nunca ter dado expediente na Câmara dos Deputados.

“É uma jogada de mestre. Assim como o PT fez com o Lula, transformando-o em uma ‘ideia’, o Bolsonaro está fazendo com a Wal”, afirmou Elsinho Mouco, publicitário do Planalto que pretende protocolar um pedido para virar Elsinho do Temer, Elsinho do Jaburu, Elsinho do Impeachment, Elsinho do Porto de Santos ou Elsinho do Tem Que Manter Isso Aí, Viu?, em homenagem ao seu chefe atual. “E pensei também em Elsinho da Mesóclise, o que fá-lo-ia muito feliz”, brincou. “E nada impede que eu acrescente um ‘do Açaí’ a partir de outubro, claro.”

No Rio de Janeiro, apoiadores mais fervorosos de Bolsonaro chegaram a adicionar complementos ao novo sobrenome. Alguns exemplos: “Bruce do Açaí Sem Xarope e Pouca Granola”, “Flávio do Açaí Batido Com Morango”, “Royce do Açaí com Cupuaçu e Whey.” Houve ainda um pedido de registro de Jair do Açaí Com Auxílio-Moradia Batido na Porrada, que está sendo analisado pelo STF.