07nov2023 | 10h50 | Brasil

Apagão: Enel ganha selo de sustentabilidade por reduzir consumo em São Paulo

A+ A- A

Seção de humor da piauí

TREVAS – “É uma política mais eficiente que a do horário de verão”, disse um consultor da Enel, a empresa privada responsável pela distribuição (sic) da energia elétrica em São Paulo. “E eu arriscaria dizer que é mais eficiente até do que as metas do Acordo de Paris em termos de redução do consumo de energia e da pegada de carbono. Sinto que merecemos um prêmio da ONU.”

O consultor da Enel se referia ao apagão que já dura mais de três dias em algumas partes da cidade de São Paulo (em 2022, a distribuição de energia na capital paulista foi responsável por dar, à empresa, um lucro de mais de 1 bilhão de reais). “Incentivamos a sustentabilidade sem perder de vista as metas de lucro, e é daí que vem esse reconhecimento público”, continuou.

Seguindo seu instinto empreendedor, o paulistano já começa a enxergar oportunidades em tempos sombrios. Estabelecimentos batizados de Blackouterias já começam a surgir na capital e atraem clientes curiosos. “Trata-se de um ambiente disruptivo, completamente up to date, onde o visitante tem não só um serviço, mas também uma experiência imersiva à luz de velas”, explicou um dos donos de uma Blackouteria. “Nós servimos apenas comida descongelada organicamente, água importada em temperatura ambiente e uma releitura de sorvetes que, em nosso menu prime, viraram sopas. Aceitamos apenas dinheiro, pois as máquinas de cartão não funcionam sem eletricidade.”