20fev2024 | 19h27 | Internacional

Putin quer comentário de Lula sobre invasão na Ucrânia, para que imprensa fale de Lula e não mais de invasão na Ucrânia

A+ A- A

Seção de humor da piauí

MUNDO INVERTIDO – “É a melhor forma de gerenciar uma crise de imagem”, explicou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao pedir ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que faça algum comentário sobre a invasão russa à Ucrânia. “E se puder, o Lula já podia comentar também sobre a morte do Alexei Navalny, que aí a a imprensa passa a falar sobre o comentário do Lula e deixa de falar sobre a morte do Navalny”, complementou, referindo-se ao seu principal opositor, morto esta semana, em condições suspeitas num presídio russo.

A estratégia foi cunhada após Putin ver o case de sucesso ocorrido ontem, quando a imprensa brasileira deixou de noticiar o massacre cometido pelo estado de Israel contra a população civil, em Gaza, para se dedicar integralmente a criticar a fala de Lula sobre o massacre. “Desde então tem notícia sobre pedido de impeachment do Lula, sobre chanceler israelense revoltado com o Lula, sobre futuro do comércio entre Brasil e Israel após a fala do Lula, e enquanto isso ninguém mais fala sobre o que Israel faz em Gaza. É perfeito em termos de estratégia de imagem.”

A imprensa brasileira já avisou que deve contratar enviados especiais formados em linguística e gramática para comentar o massacre em Gaza a partir do gabinete de Lula. “É lá que acontece tudo o que importa em termos de desumanidade”, explicou, via nota, um aplicativo de Inteligência Artificial criado a partir de todas as opiniões publicadas na última semana.