Fazendo jus à tradição da tevê aberta, Ana Maria Braga é uma apresentadora de muitos bordões. O espectador matinal da Globo, que a assiste há 25 anos, está habituado a frases como “Acorda, menina!” e “Chama os cachorros!” O que surpreende é que uma figura forjada na tevê transite com tanta desenvoltura na internet. Uma pesquisa feita pelas consultorias Youpix e MindMiners, especializadas em dados digitais, concluiu que Ana Maria é a segunda influenciadora mais querida dos usuários de internet no Brasil. O levantamento ouviu somente pessoas familiarizadas com o conceito de influencer (foram 3,2 mil participantes). A única pessoa à frente de Ana Maria no ranking é Whindersson Nunes. A apresentadora tem uma base de seguidores majoritariamente millennial e fez do Instagram seu principal canal de comunicação. Confira os dados abaixo.
A pesquisa apresentou aos usuários uma lista com trezentos nomes de influenciadores e criadores de conteúdo, distribuídos em dez categorias diferentes. Em seguida, os participantes tinham de responder: de quais desses você mais gosta? Além de Ana Maria Braga, a única personalidade da tevê aberta a aparecer na lista de escolhidos foi Rodrigo Hilbert, galã da culinária.
Quando Whindersson nasceu, Ana Maria Braga já tinha apresentado telejornais na extinta TV Tupi e estrelava um programa badalado na Record. Quando Maísa nasceu, em 2002, a apresentadora estava completando três anos à frente das manhãs da Globo. Hoje, Braga lidera ao lado deles o ranking de influenciadores digitais mais conhecidos e seguidos no Brasil.
Ana Maria Braga tem 14 milhões de seguidores no Instagram, sua principal rede social. Além de registrar a rotina e o trabalho na Globo, ela oferece aos fãs um extenso cardápio de frases motivacionais. Casimiro, por sua vez, é mais famoso pelas lives que faz na Twitch, publicadas em formatos menores (os chamados “cortes”) no YouTube. Em constante interação com os seguidores, ele se filma reagindo a vídeos de todo tipo, de partidas do Campeonato Brasileiro a reality shows.
Os millennials – também conhecidos como Geração Y – compõem 44% da base de seguidores de Ana Maria Braga, segundo a pesquisa. A proporção se repete, com pequenas oscilações, no caso de outros influenciadores, como Casimiro e Whindersson.
Embora Whindersson, Ana Maria Braga e outros tantos sejam, na prática, influenciadores digitais, muita gente não costuma enquadrá-los nessa categoria. A pesquisa perguntou, em dado momento: quando você pensa em influencers, quem vem à sua mente? Virgínia Fonseca, jovem de 25 anos que compartilha todos os detalhes de sua rotina nas redes sociais, foi a mais lembrada.
Nas categorias de humor, beleza e viagem, os influenciadores mais conhecidos são todos nativos da internet. A exceção é a categoria “gastronomia”, povoada por alguns veteranos. Ana Maria Braga, Rodrigo Hilbert e Erick Jacquin foram todos forjados na tevê aberta.
Ana Maria Braga transportou para as redes o público de seu programa na Globo, Mais Você, no ar desde 1999. São, em sua maioria, mulheres. Casimiro, embora seja mais famoso por falar de futebol, chega perto de ter paridade de gênero na sua base de fãs.
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno