Kubrick edita Laranja Mecânica
A carta mostrada nesta página é dirigida ao físico e escritor Jeremy Bernstein, colaborador da prestigiosa revista New Yorker, de quem Kubrick se aproximara em 1965, quando soube que ele também adorava jogar xadrez. Com isso, Bernstein conseguiu um feito: acompanhou toda a filmagem de 2001: Uma Odisséia no Espaço em 1965 e 1966, jogando xadrez todo dia com Kubrick nos intervalos das cenas.
Stanley Kubrick é universalmente admirado como um dos maiores cineastas do século XX, mas tornou-se também famoso por suas excentricidades e por sua retração intermitente do mundo. Alternava momentos de inacreditável intensidade de trabalho com períodos de absoluta reclusão.
A carta mostrada nesta página é dirigida ao físico e escritor Jeremy Bernstein, colaborador da prestigiosa revista , de quem Kubrick se aproximara em 1965, quando soube que ele também adorava jogar xadrez. Com isso, Bernstein conseguiu um feito: acompanhou toda a filmagem de 2001: Uma Odisséia no Espaço em 1965 e 1966, jogando xadrez todo dia com Kubrick nos intervalos das cenas. Ficaram muito próximos e a entrevista que conseguiu em 1966 para a é das mais longas e francas já concedidas pelo grande diretor. Continuavam amigos em junho de 1971, quando Kubrick manda a Bernstein uma carta manuscrita perguntando:
“Quando é que você vai escrever o grande romance picaresco com as aventuras de um judeu-alpino-amante-físico? Teria todos os ingredientes: tipo grande espetáculo ao ar livre, comédia morna, Richard Benjamin, Paula Prentiss como Eva… O que você acha?"
O cineasta encontrara no cientista um amigo que admirava, muito além da paixão comum por xadrez. Richard Benjamim e Paula Prentiss eram um jovem casal de atores que haviam atuado juntos em uma bem avaliada série de televisão americana e no filme Catch-22, de 1970, tirado do romance de Joseph Heller. Mas a frase mais interessante da carta é talvez a última:
“Estou ainda cortando Laranja Mecânica. Deve ser lançado para o Natal”.
Kubrick trabalhava naquele momento num de seus filmes mais famosos e polêmicos, e usava intensamente os últimos meses do ano para realizar mais uma de suas sempre elaboradíssimas edições do amplo material filmado. Laranja Mecânica recebeu o grau de censura máxima nos Estados Unidos, devido à sua violência e foi dos filmes mais controvertidos da década.
Bernstein tem hoje 84 anos, mas deve ter dado ou vendido parte de sua correspondência, pois esta e outras cartas dirigidas a ele foram leiloadas há dois anos nos Estados Unidos.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí