FOTO: TUCA VIEIRA
Liberdade de imprensa na mira de Putin
Jornalistas russos trataram do tema em edições de festival de jornalismo realizado pela piauí
Na Rússia cada vez mais fechada de Vladimir Putin, a mão pesada da censura intervém cotidianamente sobre o jornalismo – e desde muito antes da guerra contra a Ucrânia. O Festival Piauí de Jornalismo recebeu, em duas edições diferentes, os jornalistas russos Mikhail Zygar e Yevgenia Albats. Em conversas com jornalistas brasileiros e editores da piauí, eles compartilharam com o público do festival suas investigações sobre o regime de Putin e os métodos pelos quais o governo russo vem cerceando a liberdade de imprensa.
Em 2016, Zygar conversou com João Moreira Salles, fundador da piauí, e o jornalista Raul Juste Lores sobre a investigação que lhe tomou dezesseis anos e resultou no livro All the Kremlin´s Men (Todos os homens do Kremlin), publicado em 2016. O trabalho reconstituiu os meandros de importantes decisões políticas do governo russo e a falta de transparência delas. “Na Rússia, não temos instituições políticas de verdade. O sistema todo depende de Putin, e isso é um grande fator de instabilidade”, afirmou Zygar, que trabalhou como editor-chefe de um dos únicos canais da tevê russa com independência em relação ao Kremlin, a Dozdh TV (ou RainTV).
Assista a alguns trechos:
Em 2017, Yevgenia Albats foi entrevistada pelos jornalistas Rafael Cariello e André Petry. Editora da revista The New Times, sediada em Moscou, Albats comparou os métodos de censura na União Soviética com os da era Putin. “Putin carrega a herança conspiratória da KGB. Ele não acredita em democracia ou em mobilização popular”, disse a jornalista.
Abaixo, a entrevista com Yevgenia Albats.
Leia Mais
Assine nossa newsletter
Email inválido!
Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí