minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Patrícia Bezerra, Talíria Petrone e Kátia Abreu, convidadas do quinto episódio, pelo traço do ilustrador Caio Borges

rádio piauí

Maria vai com as outras #5: Mulheres na política

Neste quinto episódio, Branca Vianna conversa com as vereadoras Talíria Petrone e Patrícia Bezerra, e com a senadora Kátia Abreu

| 27 jul 2018_17h35
A+ A- A

O poder é masculino. Essa afirmação está presente nos depoimentos das duas vereadoras e da senadora convidadas do quinto episódio do Maria vai com as outras. Na conversa com Branca Vianna, as parlamentares Talíria Petrone, Patrícia Bezerra e Kátia Abreu falam das dificuldades de fazer campanha, de candidaturas que servem apenas às cotas, do impeachment da primeira e única presidente mulher, da diferença entre representatividade e legitimidade e respondem: Mulher vota em mulher?

Bloco 1

Vereadora pelo PSDB de São Paulo, Patrícia Bezerra conta como foi a sua primeira campanha eleitoral com pouco financiamento e tendo como um dos obstáculos as cotas eleitorais, que exigem uma porcentagem de candidaturas femininas e, segundo ela, fazem surgir as “candidatas laranjas”, que jamais terão chance de se eleger. No primeiro bloco do programa, ela, que também é psicóloga e pastora evangélica, fala da diferença de representatividade e legitimidade, e da separação entre suas crenças religiosas e suas políticas públicas voltadas para as mulheres.

Bloco 2

Talíria Petrone foi a vereadora mais votada na última eleição em Niterói, no estado do Rio, e diz que relutou muito antes de aceitar a proposta do PSOL para se candidatar. Antes disso, foi professora de história no Conjunto de Favelas da Maré, comunidade com treze favelas na Zona Norte carioca. No segundo bloco do episódio, ela descreve o potencial das mulheres para trabalhar em rede, conta como foi se descobrir negra e filiada a um partido, e divide a experiência de fazer política depois da execução da vereadora e amiga Marielle Franco.

Bloco 3

A senadora pelo PDT Kátia Abreu vem de uma família de fazendeiros, mas cresceu ouvindo que cuidar desse patrimônio era tarefa para os irmãos homens. Sendo assim, seguiu a tradição, casou, teve filhos e, grávida do terceiro, se viu viúva e assumindo sozinha as fazendas que eram do marido. No último bloco do programa ela conta sobre essa virada na vida, que seria a primeira a colocá-la diante de um universo predominantemente masculino. Anos depois seria o Senado Federal.

Maria vai com as outras vai ao ar quinzenalmente às segundas-feiras pela manhã. Você também pode ouvir o podcast em outras plataformas:

 Spotify: clique aqui.
 iTunes: clique aqui.
 SoundCloud: clique aqui.
 YouTube: clique aqui.
 Resultado de imagem para stitcher icone Stitcher: clique aqui.
Resultado de imagem para rss Feed: é possível acompanhar o Maria vai com as outras por outros agregadores. O RSS direto do podcast é http://mariavaicomasoutras.libsyn.com/rss

Está tendo dificuldades para ouvir o podcast nos tocadores? Confira o nosso guia.

Ficha técnica:

Apresentação: Branca Vianna
Direção: Paula Scarpin
Produção: Luiza Miguez e Mari Faria
Edição: Filipe Di Castro
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Cecilia Marra, Caio Borges e Paula Cardoso
Distribuição: Kellen Moraes e Luigi Mazza
Captação de áudio na entrevista de Kátia Abreu: Gustavo Amora
Transcrição: Isabel Scorza
Agradecimento: Carol Pires
Gravado no estúdio da Rádio Batuta, no Instituto Moreira Salles

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí