Afagos e ralhas
| Edição 10, Julho 2007
ARMANDO OFUSCADO
Puxa vida! O texto do Tom Zé é estupendo. A gente lê tanta coisa em escrita plana, com linguagem de relatório, que quando se depara com uma coisa assim até se ofusca. Clarice Lispector e Maura Lopes Cançado iriam curtir, aposto. E eu nem gostava muito dele: gostava médio. Agora, adoro.
ARMANDO FREITAS FILHO_RIO DE JANEIRO, RJ
MARIA JESUS
Vale lembrar que Jesus nem sempre é masculino, em São Luís, principalmente. Em frente ao caixa de uma lanchonete, costuma-se pedir:
─ Me dá uma Jesus?
RAFAEL ABREU_VITÓRIA, ES, PORÉM MARANHENSE
MODA XEROX
Fiquei curiosa para saber qual seria a descrição do look usado pela autora da matéria. Seria intelectual-com-ar-superior, fingindo não se importar com a moda? Ou a ironia se aplica só aos fashionistas? No BlogView ─ blog de moda coletivo, do qual participo ─ a matéria foi discutida e continuará a ser aprofundada. Graças ao conteúdo inteligente e aos textos longos da revista, criamos a gíria “escrever uma piauí“. Afinal, veja só, vocês também estão lançando moda!
BITI AVERBACH_SÃO PAULO, SP
NOTA DA REDAÇÃO: seguindo o romantismo do novo milênio, a autora da reportagem usava um look Boho fast-fashion. Ou seja: menos miller e mais trump.
LAR DESFEITO
A revista de vocês tem dado até briga lá em casa ─ quem fez a assinatura foi meu marido, então ele acha que tem direito de ler primeiro.
LENARA LONDERO_PORTO ALEGRE, RS
NOTA DA REDAÇÃO: faça uma segunda assinatura. Melhor: faça várias.
CARO CHANTECLER
Você ficaria envergonhado se lesse os horóscopos do Oscar Quiroga, do Estadão. São muito mais engraçados que os seus.
LUCIANO MACHADO_SÃO PAULO, SP
SUNGAS-PRETAS AOS MILHÕES
Bom saber que em meu armário não há nenhuma sunga preta. Creio que nem mesmo Marcos Caetano achava que as lojas aumentariam seus estoques, à espera que milhões de leitores passassem a se identificar com a tribo.
RONNIE OYAMA_RIO DE JANEIRO, RJ
NOTA DA REDAÇÃO: se for para ter milhões de leitores, piauí torce para que as praias se encham de sungas-pretas.
SANGUE NOVO
Gostaria de me apresentar. Meu nome é Eduardo Corte Danelon, sou porto alegrense, tenho 18 anos, faço graduação em Direito na UFRGS e possuo faculdades mentais normais, portanto sou gremista.
NOTA DA REDAÇÃO: muito prazer.
AUTOR OU DEFUNTO?
Havia mesmo que ser no Brasil de Machado de Assis o boom de um mercado editorial para o “defunto autor”. Pena que o patrono dos nossos imortais, sempre irônico e original, ainda não deu as caras para ditar As novas memórias de Brás Cubas ─ obra que permitiria a seu protagonista, pela ironia de uma inferior continuação, nos transmitir, enfim, “o legado da nossa miséria”.
WEIDER WEISE_SÃO PAULO, SP
VOANDO ALTO
Santos Dumont, que esteve no Chile em 1916, deve ter ouvido lá as histórias do piloto desaparecido tenente Bello. De volta ao Brasil, passou na Argentina e em Foz do Iguaçu. Ao saber que as cataratas estavam em propriedade particular, viajou 400 quilômetros a cavalo pelo aceiro protetor da linha telegráfica até Guarapuava, de carro até Ponta Grossa e de trem a Curitiba, onde convenceu Afonso Camargo a desapropriar essas terras e criar o parque do Iguaçu, depois federalizado por Getúlio Vargas.
MARIO RANGEL_SÃO PAULO, SP
PAIS E FILHOS
A primeira piauí é inesquecível. Mas como tudo por aqui, tinha de avacalhar com meu bolso, pois a bichinha é cara! Égua! Com tantos e tão belos anúncios de página inteira, podia custar menos, pai! Tá cara, pai! Podia baixar para nós e aumentar o preço do espaço para anunciantes abonados, pra lá de.
JORGE CUNHA_RIO DE JANEIRO, RJ
NOTA DA REDAÇÃO: podia não, filho.