UOL - O melhor conteúdo
  • INGRESSO.COM
  • UOL HOST
  • PAGBANK
  • CURSOS
  • UOL PLAY
  • UOL ADS
  • BUSCA
  • BATE-PAPO
  • EMAIL
A Revista piauí jogos
Podcasts
  • Todos os podcasts
  • Foro de Teresina
  • ALEXANDRE
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Sequestro da Amarelinha
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
piauí recomenda
Dossiê piauí
  • O complexo_SUS
  • Marco Temporal
  • Má Alimentação à Brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Perfil
  • Cartas de Glasgow
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
Especiais
  • Projeto Querino
  • Versos Negros
Eventos
  • Encontros piauí 2025
  • piauí na Flip
  • Encontros piauí 2024
  • Festival piauí 2023
  • Encontros piauí 2023
Herald Vídeos Lupa
Minha Conta
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
Faça seu login Assine
  • -
  • A Revista
  • piauí jogos
  • Podcasts
    • Todos os podcasts
    • Foro de Teresina
    • A Terra é redonda (mesmo)
    • Sequestro da Amarelinha
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Praia dos Ossos
    • Praia dos Ossos (bônus)
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • piauí recomenda
  • Dossiê piauí
    • O complexo_SUS
    • Marco Temporal
    • Má Alimentação à Brasileira
    • Pandora Papers
    • Arrabalde
    • Perfil
    • Cartas de Glasgow
    • Open Lux
    • Luanda Leaks
    • Debate piauí
    • Retrato Narrado
    • Implant Files
    • Eleições 2018
    • Anais das redes
    • Minhas casas, minha vida
    • Diz aí, mestre
    • Aqui mando eu
  • Especiais
    • Projeto Querino
    • Versos Negros
  • Eventos
    • Encontros piauí 2025
    • piauí na Flip
    • Encontros piauí 2024
    • Festival piauí 2023
    • Encontros piauí 2023
  • Herald
  • Vídeos
  • Lupa
  • Meus dados
  • Artigos salvos
  • Logout
  • Faça seu login
minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    ILUSTRAÇÃO: LIVREMENTE INSPIRADA NO POSTER OLIVETTI LETTERA 22 DE GIOVANNI PINTORI_1953

poesia

Americanas

Quatro poemas existenciais

Arthur Nestrovski | Edição 137, Fevereiro 2018

A+ A- A

A poeta americana Louise Glück foi a vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2020. O anúncio foi feito nesta quinta (8 de outubro de 2020) pela Academia Sueca. Glück, de 77 anos, é professora da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Não há livros seus traduzidos no Brasil. A piauí publicou em 2018 poemas de quatro americanas, Glück entre elas. 

“Uma das mais puras sensibilidades poéticas que se pode encontrar no mundo hoje”, escreveu sobre a poeta o crítico Daniel Mendelssohn. O elogio se explica, em parte, pelo fato de Mendelssohn ser também um renomado professor de literatura clássica. A poesia de Glück, habitualmente descrita como uma reflexão sobre a família, o casamento, a relação mãe-e-filha e a passagem do tempo, não menos habitualmente é descrita também como arte “clássica”, uma poesia de elegância e controle, com muitas referências a figuras da literatura antiga, especialmente femininas (Penélope e Perséfone, por exemplo).
Já outro crítico importante, Dwight Garner, fala de seu livro Ararat como “brutal, carregado de sofrimento”.  O contraste entre as citações não chega ser uma contradição. Glück parece ao mesmo tempo controladamente classicista e desesperadamente íntima, um tanto à maneira de Sophia de Mello Breyner Andresen, talvez quem mais se aproxime dela, em língua portuguesa. Uma e outra dimensão estão presentes nesse “Fragmento Arcaico”, que saiu (em tradução minha) na piauí em fevereiro de 2018, quando seu nome ainda era pouco conhecido entre nós.

(Atualização em 8 de outubro de 2020) 

*

 

POETRY

I, too, dislike it.
Reading it, however, with a perfect
contempt for it, one discovers in
it, after all, a place for the genuine.

 

POESIA 

 

Também não gosto.
Isto posto, pode-se ler com puro
desgosto e intuir no
fundo, a contragosto, um lugar do genuíno.

– MARIANNE MOORE (1887–1972)

 

IN THIS DREAM 

 

In this dream the typewriter
is a piano    and I play
with unplanned accuracy and
such fluency you would think
I was a Southerner whose tradition
recommended continuous telling

or an Englishwoman home at last
writing    writing in English     you
would think that I was one
of the persons in charge of this
language    owning it from infancy
if this piano    on which I have learned
to play preludes nicely    if
this piano were a typewriter

 

NESTE SONHO 

Neste sonho a máquina de escrever
é um piano    e eu toco
com precisão espontânea e
fluência tal que seria de pensar
que eu fosse uma daquelas mulheres do Sul
que têm tradição de falar muito e bem

ou uma inglesa finalmente em casa
escrevendo   escrevendo em inglês   seria
de pensar que eu fosse
uma das pessoas encarregadas desta
língua    dominada desde a infância
se este piano     em que dou conta
de tocar alguns prelúdios   se
este piano fosse uma máquina de escrever

– GRACE PALEY (1922–2007)

 

ARCHAIC FRAGMENT 

I was trying to love matter.
I taped a sign over the mirror:
You cannot hate matter and love form.

It was a beautiful day, though cold.
This was, for me, an extravagantly emotional gesture.

……. your poem:
tried, but could not.

I taped a sign over the first sign:
Cry, weep, thrash yourself, rend your garments –

List of things to love:
dirt, food, shells, human hair.

……. said
tasteless excess. Then I

rent the signs.
AIAIAIAI cried
the naked mirror.

 

FRAGMENTO ARCAICO 

Tentava ter amor pela matéria.
Colei uma frase no espelho:
Não se pode odiar a matéria e amar a forma. 

Fazia um dia lindo, mas frio.
Isso, para mim, era um gesto de extravagância emocional.

……. teu poema:
tentei, mas não deu.

Colei outra frase em cima da primeira:
Grita, chora, te escabela, rasga tuas roupas –

Lista de coisas para se amar:
Sujeira, comida, conchas, cabelos

……. disse
excesso de mau gosto. Então

arranquei as frases.

AIAIAI gritou
o espelho cristalino.

– LOUISE GLÜCK (1943)

 

EXSANGUINATION

Life as it unfolds
ever more eludes
examination.

We wonder what is best –
exsanguination in a rush,
or in 1,000 small slashes.

 

SANGRADURA

A vida que vai se desenrolando
vai cada vez mais escapando
à compreensão.

A gente se pergunta o que é melhor:
uma sangradura só,
mil pequenos talhos, ou não.

– JOYCE CAROL OATES (1938)

Arthur Nestrovski

É violonista e compositor. Foi diretor artístico da Osesp entre 2010 e 2022. Autor do livro Tudo Tem a Ver (Todavia), lançou os álbuns Violão Violão e Sarabanda (Selo Circus), entre outros.

Leia Mais

poesia

Oito poetas da África

Uma usina criativa que segue a todo vapor

31 mar 2025_18h23
poesia

Forragem/Forage

... mas na vida, quando os sonhos de uma criança se incendeiam?

03 mar 2025_13h21
poesia

Ilusões de nuvens

Uma plantação de algodão imensa com ninfas néfeles

31 jan 2025_18h19
PIAUI_223
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • Esquinas
  • Cartuns
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • A Terra é redonda (mesmo)
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • ESPECIAIS
  • Eleições 2022
  • má alimentação à brasileira
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • In English
    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

WhatsApp – SAC: [11] 3584 9200
Renovação: 0800 775 2112
Segunda a sexta, 9h às 17h30