minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
O fim das rádios AM locais

    Em 13 de junho de 1962, barbeiro e cliente acompanham a partida Brasil x Chile, na Copa do Mundo: 83% da população brasileira escutou rádios todos os dias entre abril e junho de 2022 CRÉDITO: AGÊNCIA O GLOBO_1962

questões radiofônicas

O fim das rádios AM locais

As emissoras AM de alcance local se despedem dos ouvintes brasileiros no dia 31 de dezembro de 2023

Juliana Faddul | Edição 207, Dezembro 2023

A+ A- A

Todo dia, inclusive nos feriados, Jandira dos Anjos Motta acorda pontualmente às cinco da manhã para alimentar mais de cinquenta galinhas, além de seus galos, patos, perus, as tartarugas Pitica e Pitoco (que moram no banheiro), o papagaio Charmoso e o vira-lata Pituxa. Solteira e sem filhos, ela mora sozinha em um sítio na Serra da Cantareira, em Mairiporã, na Grande São Paulo. Tem 61 anos, já se aposentou, mas continua a prestar serviços para a mesma fábrica de produtos ortopédicos onde bateu ponto durante 27 anos. “Eu não gosto de ninguém falando o que eu tenho que fazer e quando. Gosto demais da minha liberdade”, diz Motta. Deve ser por isso que ela também não se incomoda com a solidão. “Mas eu nunca estou sozinha”, avisa. “Estou com ele” – e aponta, sorrindo, para um pequeno aparelho de rádio.

Embora tenha acesso a uma internet de ponta em sua casa, Motta prefere pautar sua rotina pela programação radiofônica. “Já tentei escutar rádio em aplicativo de celular, mas não gostei. Gosto mesmo de ouvir no radinho de pilha. De ligar, sintonizar, procurar estação. É como se fosse meu ritual.” Esse hábito cotidiano a coloca no grupo das 94 126 pessoas que ainda ouvem rádios AM na Grande São Paulo, de acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope Media. “Eu cresci ouvindo rádio e vou morrer ouvindo. A rádio AM fala comigo, toca as músicas que eu gosto”, diz Motta. A Super Rádio é a sua emissora predileta.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE