Buquê de repórteres no outono submergente
E uma fotógrafa no portfólio épico do Rio emergente
| Edição 56, Maio 2011
Gabriel Orozco [Capa] é artista plástico mexicano.
Plínio Fraga [Engolfado pela violência] é jornalista de piauí.
Dilma Rousseff [Adoro histórias de amor que acabam bem] é presidenta da República. Sua ghost-writer não oficial, desautorizada e inconfiável deste mês é Maria Thereza Pinheiro, editora de projetos de jornalismo da Rede Globo. Ilustração de Caco Galhardo, quadrinista e cartunista da Folha de S.Paulo.
Roberto Pompeu de Toledo [Do outro lado da lua], jornalista e escritor, é colunista de Veja. Publicou A Capital da Solidão: Uma História de São Paulo e o romance Leda, ambos pela Objetiva.
Dan Piraro [Cartuns] é autor e ilustrador americano.
Paula Scarpin [Baraquio Bama vale nota 10] é repórter de piauí.
Fábio Fujita [Fogo na usina do desenvolvimento acelerado] é jornalista.
Consuelo Dieguez [Salvos das águas], repórter de piauí, é coautora de Cuidado! Seu Príncipe Pode Ser uma Cinderela, da editora Best Seller, e de Vultos da República, da Companhia das Letras.
Claudia Jaguaribe [Rio emergente], artista plástica e fotógrafa, publicou O Corpo da Cidade, pela editora Beĩ, e Aeroporto, pela Conex. Sua série de fotos do Rio de Janeiro será publicada em livro e exposta em Madri, São Paulo e na cidade que lhe serviu de modelo.
Luiz Henrique Ligabue [Os que morrem, os que vivem] é geógrafo e jornalista.
Bret Easton Ellis [Curtindo a vida adoidado], escritor americano, publicou O Psicopata Americano e Lunar Park, pela Rocco. Artigo publicado no The Daily Beast. Tradução de Ivo Korytowski.
J. Clark [Orozco, ou os restos do capital], historiador e crítico de arte inglês, é professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e autor de Modernismos, da Cosac Naify. Artigo publicado na London Review of Books. Tradução de Vera Pereira.
Teresa Veiga [História triste com um final alegre], escritora portuguesa, publicou Uma Aventura Secreta do Marquês de Bradomin, da Companhia das Letras. A pedido da autora foi mantida a grafia original. Licenciado por © Teresa Veiga e Edições Cotovia, Ltda., Lisboa 2006.
Marcel Gotlib [Engenhocas para contos de fada] é desenhista e editor da Fluide Glacial. Tradução de Dorothée de Bruchard.
Eduardo Escorel [Interesse fugaz] é cineasta, publicou Adivinhadores de Água pela Cosac Naify. Ilustração de Caio Borges.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval, autor de Endrigo, o Escavador de Umbigo, em parceria com Vanessa Barbara (Editora 34).