Mulheres e crianças carregam água em Canudos, no interior da Bahia: “Olha, presidente, eu fui colega do seu pai, o respeito muito, mas você não merece meu respeito”, disse o veterano deputado baiano José Rocha (União Brasil) a Arthur Lira CRÉDITO: EVANDRO TEIXEIRA_TYBA_1996
O sequestrador
Uma história exemplar mostra como Lira capturou o orçamento secreto em seu favor
Breno Pires | Edição 218, Novembro 2024
“O sonho deste povo é ver a água doce derramando nas torneiras”, diz Izamilton Ricardo da Conceição, conhecido como Có de Açudina. Ele é uma espécie de líder de Açudina, um distrito de Santa Maria da Vitória, no extremo Oeste da Bahia, que nunca teve água encanada. “Desde que eu moro aqui tem essa demanda da água”, acrescenta sua mulher, Ivanilda. “Todos os prefeitos entram, falam que vão colocar água, mas na verdade vem de caminhão-pipa.”
Em março passado, Açudina viveu um momento ímpar, quando o veterano deputado José Rocha (União Brasil-BA) assumiu a presidência da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e prometeu destinar 6 milhões de reais para construir o sistema de abastecimento de água de Açudina – um valor que representa apenas uma pequena fração das emendas de mais de 1 bilhão de reais à disposição da comissão. Finalmente, os 3 300 moradores do distrito, depois de uma vida carregando baldes pelas ruas e estradas, estavam perto de alcançar seu sonho.
Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz
ASSINE