minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
Entre dois mundos

    Mapa feito pelo chinês Hao Xiaoguang, com nações do Brics em amarelo: o bloco é o primeiro grande desafio à hegemonia dos Estados Unidos e dos demais países do G-7 CRÉDITO: INTERVENÇÃO DE ANTONIO RHODEN SOBRE MAPA DE HAO XIAOGUANG_2021_TPG_GETTY IMAGES

questões de ordem mundial I

Entre dois mundos

Como o Brasil tenta ganhar espaço na geopolítica e na economia mundial, equilibrando-se entre o Ocidente e o Oriente

Consuelo Dieguez | Edição 213, Junho 2024

A+ A- A

Natarajan Chandrasekaran, ou Chandra, como é conhecido, preside o grupo Tata, o maior conglomerado empresarial da Índia e um dos maiores do mundo, com receitas da ordem de 150 bilhões de dólares. O Tata é dono de siderúrgicas, bancos, empresas de energia e de tecnologia, além de marcas-símbolo de requinte, como Jaguar e Land Rover. Essa máquina de fazer dinheiro quer multiplicar os investimentos no Brasil, por ora ainda pequenos, nos próximos anos. Por isso, o presidente Lula recebeu Chandra, calorosamente, no final de março, em seu gabinete, no Palácio do Planalto. 

No encontro, Lula celebrou os laços entre Brasil e Índia e falou da importância de fortalecer a parceria com o integrante mais parrudo do Brics, depois da China. Ao posar para fotos com Chandra, Lula deu mais um passo na sua diplomacia presidencial, estratégia que vem exercendo desde o início do governo com o objetivo de buscar investimentos, aumentar o comércio e, principalmente, a influência na geopolítica global do Brasil.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE