minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
A conquista do asfalto

    Vista aérea do Eixample, com a Catedral da Sagrada Família, em Barcelona: após o passeio ciclístico, as imagens de crianças patinando alegremente, pedalando com liberdade, rodaram o mundo CRÉDITO: MICHELE FALZONE_2019_ALAMY STOCK PHOTO_FOTOARENA

questões urbanas I

A conquista do asfalto

Governadas por mulheres, Barcelona e Paris buscam destronar o automóvel e se adaptar à crise climática

Roberto Andrés | Edição 188, Maio 2022

A+ A- A

Dezembro de 1967. Ar frio, céu nublado e asfalto molhado pela chuva. É o primeiro dia do inverno em Paris. Ao fundo da cena, corre um rio caudaloso. À frente, figuram uma dúzia de senhores de terno, gravata e sobretudo. Alguns levam quepes sobre a cabeça. Com uma tesoura, um deles corta uma fita. Está inaugurada a via expressa que promete aos automobilistas atravessar a capital francesa em pouco mais de dez minutos. São 13 km às margens do Rio Sena, sem cruzamentos ou semáforos. O homem com a tesoura é o primeiro-ministro Georges Pompidou. A obra, uma das marcas de seus anos de poder.

Estavam no auge os anos que os franceses chamam de Trente Glorieuses – os “Trinta Gloriosos”. O período, na verdade, durou 28 anos. Teve início em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, e se encerrou em 1973, com a crise internacional do petróleo. Foram anos marcados por crescimento econômico, certa distribuição de renda e políticas de bem-estar social nos países do Norte. O automóvel foi central para o arranjo. A industrialização, os bons salários, a expansão urbana, as obras de infraestrutura, as exportações – todo o modelo se valia da intensa difusão de veículos. Era preciso que as cidades se adaptassem aos carros, dizia Pompidou. O trecho central da via inaugurada pelo político ganharia seu nome em 1975, um ano após sua morte.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE