Execução, de Yue Minjun, o capista do mês de cachorro louco: inspiração em Goya e Manet para criticar a pena de morte na China
Drogas, comunismo e epígrafe na volta às aulas
Mês de gargalhadas maníacas, esporte, filosofia e poesia
| Edição 23, Agosto 2008
Yue Minjun [Capa e colaboradores] é artista plástico chinês. Em suas telas, as figuras são quase sempre auto-retratos com a mesma gargalhada. Sua tela Execução foi leiloada no ano passado por 9 milhões de reais, o preço mais alto pago por uma obra chinesa contemporânea.
Felipe da Costa [Um ofício meio esquisito] é detetive particular especializado em adultério, desaparecimentos e suspeita de uso de drogas.
Daniela Pinheiro [ACM de adereços fluorescentes] é jornalista de piauí.
Cristina Tardáguila [O paparazzo nosso de cada dia] é repórter de piauí.
Francisco Alvim [Doce poemas de palos y piedras y un epígrafe], diplomata e poeta, puclicou Poemas [1968-2000], pela Cosac Naify.
Dorrit Harazim [Atletas, dopai-vos] é editora de piauí.
André Franquin (1924-1997) [Quadrinhos de humor negro], cartunista belga, criou o personagem Gaston Lagaffe.
Marcos Caetano [O machista pós-machismo] é comentarista dos canais ESPN e colunista de O Estado de S. Paulo. Ilustração de Reinaldo Figueiredo, que publicou Desenhos de Humor, da Desiderata.
Paul Goldberger [Silhueta olímpica] é crítico de arquitetura da revista The New Yorker, da qual foi extraída o presente artigo. Seu livro mais recente é Up from Zero: Politics, Architecture, and the Rebuilding of New York, publicado nos Estados Unidos pela Random House. Tradução de Sergio Flaksman.
Fernando Serapião [Neopassadista neoclássico] é arquiteto e editor-executivo da revista Projeto Design.
Alberto Martins [Trânsito], poeta e artista plástico, autor de A História dos Ossos, da Editora 34.
Alain Badiou [A hipótese comunista deve ser abandonada?], filósofo francês, escreveu O Século, da editora Idéias & Letras, e Pequeno Manual de Inestética, da Estação Liberdade. Publicou no ano passado, na França, De Quoi Sarkozy Est-il le Nom?, pela Nouvelles Éditions Lignes, do qual foi tirado o artigo. Tradução de Dorothée de Bruchard.
Marcel Gotlib [Os filmes de cavalaria] é escritor e cartunista francês, editor da revista Fluide Glacial. Tradução de Dorothée de Bruchard.