Tebet, no ministério: “As pessoas mais bolsonaristas estão caindo na real. A economia está dando certo, elas estão vendo que não tem bicho-papão, o Brasil não vai virar Venezuela” CRÉDITO: DIEGO BRESANI_2023
Simone Tebet, a loba solitária do governo Lula
A ministra do Planejamento se equilibra entre um governo de centro-esquerda, um MDB dividido e um estado bolsonarista
Consuelo Dieguez | Edição 205, Outubro 2023
Quando Simone Tebet subiu ao palco do Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, o público não se conteve e explodiu numa trovoada de palmas e gritos: “Linda! Maravilhosa!” Com um sorriso largo, a ministra do Planejamento e Orçamento acenou para o auditório lotado de lideranças comunitárias e sindicais ligadas ao PT. Ao seu lado, estavam caciques do partido, como Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência e vice-presidente nacional do PT. O encontro em 13 de julho foi convocado para explicar as linhas do Plano Plurianual Participativo do governo Lula, mas foi Tebet, de 53 anos, a estrela da hora.
A reverência que parte da militância de esquerda dedicou a um político do MDB foi uma virada. Se Tebet entrasse, algum tempo atrás, em um reduto petista, certamente seria vaiada e xingada de “golpista”.
Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz
ASSINELeia Mais