História & memória
Uma edição com lembranças políticas e pessoais
| Edição 55, Abril 2011
Georges Wolinski [Capa e cartuns], desenhista parisiense nascido na Tunísia, autor de La Sexualité des Français: de De Gaulle à Sarkozy, publicado pela Glénat Éditions.
Marcos de Azambuja [Videla é a mãe], diplomata, foi secretário-geral do Itamaraty e embaixador do Brasil em Buenos Aires e Paris. É coautor de História da Paz, da Contexto.
Dilma Rousseff [A musa fashion e o lacaio da burguesia] é presidenta da República. Seu ghost-writer não oficial, não autorizado e não confiável é o repórter Renato Terra, codiretor (com Ricardo Calil) do documentário Uma Noite em 67. Ilustração de Caco Galhardo, quadrinista da Folha de S.Paulo e autor de Bilo, lançado pelo selo Girafinha, da editora Arte Paubrasil.
Persio Arida [Rakudianai], economista, presidente do BNDES e do Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso, é coautor de Inflação Zero: Brasil, Argentina e Israel, pela Paz e Terra. O artigo é uma edição de trechos do seu livro de memórias, a ser publicado no segundo semestre pela Companhia das Letras.
Vanessa Barbara [O popular exaltado], jornalista e escritora, é colunista de televisão da Folha de S.Paulo e autora de O Livro Amarelo do Terminal, da Cosac Naify, e do romance O Verão do Chibo, da Alfaguara, com Emilio Fraia. Ilustração de Reinaldo Figueiredo, autor de Noite de Autógrafos, da Desiderata.
Claude Lanzmann [Permanência e desfiguração], cineasta e jornalista francês, dirigiu o documentário Shoah e é editor da revista Les Temps Modernes. Excertos de A Lebre da Patagônia, que será publicado em junho pela Companhia das Letras. Tradução de Eduardo Brandão e Dorothée de Bruchard.
Saul Steinberg (1914–99) [Tufão, tromba, trombeta: dadá], artista gráfico e cartunista nascido na Romênia e radicado nos Estados Unidos. Trechos de Reflexos e Sombras, a ser lançado em maio pelo Instituto Moreira Salles. A exposição “Saul Steinberg: As aventuras da linha” será inaugurada no dia 28 de maio, no ims, no Rio. Em 3 de setembro, a mostra segue para a Pinacoteca de São Paulo, onde fica até novembro. Copyright© The Saul Steinberg Foundation. Tradução de Samuel Titan Jr.
Fred Vargas [Migalhas de um casamento], historiadora, arquezoóloga e escritora francesa, autora de Um Lugar Incerto e Relíquias Sagradas, da Companhia das Letras. A ficção é a abertura do seu novo romance, L’Armée Furieuse, que será lançado em maio na França. Ilustração de sua irmã gêmea, a pintora Jo Vargas. Tradução de Dorothée de Bruchard.
Eduardo Escorel [A volta da madrinha] é cineasta, publicou Adivinhadores de Água pela Cosac Naify. Ilustração de Caio Borges.
Walter Benjamin (1892–1940) [Despedida], escritor, filósofo e ensaísta alemão. Tradução de Sergio Paulo Rouanet (in Obras Escolhidas, Brasiliense, 1994). Ilustração de Paul Klee (1879–1940), pintor suíço-alemão.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval, que acaba de lançar, em parceria com Vanessa Barbara, Endrigo, o Escavador de Umbigo (Editora 34).