Horóscopo por Chantecler
Astronomia é uma coisa; astrologia, outra
Chantecler | Edição 4, Janeiro 2007
A direção da piauí pediu-me que, ao apresentar o horóscopo do mês, eu desse aos leitores uma pequena explanação sobre o Zodíaco e as relações entre astronomia e astrologia, pois sou um especialista nestas duas ciências. Sim, ao contrário do que afirmam alguns céticos, a astrologia é uma ciência.
Em astronomia, o zodíaco é uma faixa da esfera celeste que se estende cerca de 8º de cada lado da eclíptica, que representa a trajetória da lua e do sol e também dos principais planetas. Corta o Equador a 23°27′ de inclinação por dois pontos diametralmente opostos, chamados equinócios: o da primavera e o do outono.
Em astrologia, essa faixa é dividida em doze partes iguais chamadas signos, cada um com 30º de largura, levando o nome de uma constelação. A astrologia é o estudo da posição dos corpos celestes para descobrir a sua influência sobre os afazeres, os negócios e os sentimentos humanos.
O escritor D.H. Lawrence, que entre outros livros escreveu O amante de Lady Chatterley, disse que “não devemos sentir vergonha de flertar com o zodíaco. O zodíaco merece um flerte”. Como disse o escritor inglês E.M. Foster, autor de Howards End, “fracasso e sucesso parecem ser atribuídos aos seres humanos pelos astros”. A conhecida escritora Linda Goodman afirmou que “as estrelas que brilhavam sobre a Babilônia ainda brilham hoje sobre nossas casas. Elas continuarão a afetar tudo na terra, incluindo os seres humanos, enquanto o mundo existir”.ÁRIES [21 de março_20 de abril]
Esta constelação, do hemisfério norte, Áries, regido pelo planeta Marte, é o primeiro signo do zodíaco. Os que nascem entre 21 de março e 20 de abril são pessoas agressivas, corajosas, impulsivas e teimosas. Também são egoístas e se irritam por qualquer motivo. São atraídos pelo perigo e costumam ser bons atletas. Este mês é adequado para a prática de esportes radicais como rafting, rapel e asa delta, mas não bungee jump – os astros indicam que a corda pode se romper. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
TOURO [21 de abril_20 de maio]
Touro é uma constelação do hemisfério norte. É regido pelo planeta Vênus. Os taurinos são leais, sólidos, conservadores, práticos, pacientes e de boa natureza. Taurinos se apaixonam facilmente e costumam ser ciumentos e possessivos. São muito atraídos pela beleza e pelo prazer em todas as suas formas. Como disse Sully-Prudhomme, “l’étoile au coeur de feu qui tressaille et palpite paraissait écouter avec étonnement”. O novo amor que poderá surgir para você neste mês. Mas lembre-se: além da beleza, caráter, inteligência e bondade são muito importantes. Não deixe que a paixão o ofusque e impeça de atentar para isso.
GÊMEOS [21 de maio_20 de junho]
É uma constelação do hemisfério norte, contendo as estrelas Castor e Pollux. Regência: Mercúrio. Geminianos são articulados, espertos, versáteis, travessos e às vezes maliciosos. Gostam de ler e dão grande importância ao saber. Adotam o postulado filosófico do célebre astrólogo alemão F. Erbuzem in Das Buch der Astrologie: wissen macht frei — o saber liberta. Costumam ter um comportamento dúplice. Mas, do ponto de vista marcusiano, essa multidimensionalidade pode ser favorável, ainda que contenha riscos. Janeiro é propício a decisões de ordem financeira, mas seja cauteloso, controle a sua impulsividade. Cuidado com a pessoa com quem vai fazer negócio. Quem vê cara não vê coração, como dizia o conselheiro Acácio.
CÂNCER [21 de junho_22 de julho]
Câncer é uma constelação do hemisfério norte, perto de Leão e Gêmeos. É o quarto signo zodiacal, regido pela Lua. Ah, a lua, como dizia Jules Lafarge, “ah la belle pleine lune grosse comme une fortune…” As pessoas cujo aniversário ocorre entre 22 de junho e 21 de julho são educadas, emotivas e caseiras. Também dotadas de talento artístico, são muitas vezes temperamentais. Preocupam- se em demasia. Mas é fácil lidar com elas, pois são generosas e dadas à filantropia. Escolha com cuidado aqueles que receberão a sua generosidade, seja pessoa amiga ou pessoa amada. Neste mês os riscos de receber de volta a ingratidão são muito grandes.
LEÃO [23 de julho_22 de agosto]
Leão é uma constelação zodiacal, isto é, uma constelação localizada ao longo do eclíptico, o caminho do sol através do firmamento. É regido pelo Sol, um signo de fogo, portanto. Os leoninos são generosos, ainda que um pouco egoístas. Cuidam das pessoas que dependem deles, mas gostam de ser o centro das atrações. Este mês é propício a tomada de decisões audaciosas que envolvam questões financeiras e emocionais. Os leoninos devem aproveitar este mês para se separar, de sócios e de amantes.
VIRGEM [23 de agosto_22 de setembro]
Regido por Mercúrio, Virgem é uma constelação do equador celestial. Virginianos são bons comunicadores e bons críticos, sejam de arte, ciência ou da vida dos outros. São muito preocupados com higiene, ficam nervosos se não podem escovar os dentes depois das refeições. Este mês é indicado para realizar trabalhos e cirurgias dentárias, inclusive implantes, tratamentos de pele e reformas nos banheiros da casa.
LIBRA [23 de setembro_22 de outubro]
Libra está localizada ao longo da eclíptica, que, como já sabeis, é o caminho anual do sol através do firmamento. A estrela mais brilhante da constelação é chamada de Zubenegenubi ou Kiffa Australis. É simbolizada por balanças. Regente: Vênus. Os librianos são diplomáticos, refinados, inteligentes e gostam de vida social. Possuem o que os alemães chamam de zeitgeist, um estado de espírito, a capacidade de entender e se adaptar à época em que estamos vivendo. Por querer agradar a todo mundo, têm dificuldades em tomar decisões, por isso não são bons líderes. Este mês é propício para, caso você exerça algum tipo de liderança, fazer uma reestruturação em seu setor demitindo no mínimo três pessoas.
ESCORPIÃO [23 de outubro_21 de novembro]
Escorpião é uma constelação do hemisfério sul. Sua estrela mais brilhante é Antares. Seu símbolo é o escorpião. As pessoas nascidas sob esse signo são enérgicas, passionais, intuitivas, analíticas e possuem um grande autocontrole. São bons líderes, mas sofrem de um tipo de ciúme doentio, que é mais bem definido pelo termo schadenfreude. Este mês é adequado para organizar os seus arquivos pessoais, dar um presente para a pessoa que ama e ir conhecer as cidades barrocas mineiras — mas não Tiradentes —, de preferência em boa companhia.
SAGITÁRIO [22 de novembro_21 de dezembro]
É uma constelação do hemisfério sul. É simbolizado por um arqueiro. O planeta Júpiter rege o signo Sagitário. Os sagitarianos são amáveis, filosóficos, intelectuais, otimistas, generosos e dão grande valor à honestidade. Odeiam ficar confinados, precisam de liberdade de pensamento e gostam de viajar. O mês é favorável a uma viagem aventurosa pelo Pantanal ou então a uma excursão em um gaiola pelos rios do Pará e do Amazonas, com incursões pelos afluentes e igarapés, até a cidade de Manaus.
CAPRICÓRNIO [22 de dezembro_20 de janeiro]
É uma constelação na região equatorial do hemisfério sul. É o décimo signo do zodíaco, regido por Saturno e simbolizado por um bode montanhês. Os capricornianos são responsáveis, disciplinados, práticos, metódicos, cautelosos, tímidos, sérios, tradicionais, ambiciosos e pessimistas, com uma necessidade obsessiva de segurança, principalmente financeira. São reservados e reticentes, o que tem causado muitas rupturas matrimoniais. Este é o mês ideal para as pessoas desse signo arranjarem um novo amor e deixando a cautela de lado apaixonarem- se loucamente.
AQUÁRIO [21 de setembro_22 de outubro]
É uma constelação na região equatorial do hemisfério sul, próxima de Peixes e Aquila. Regente: Urano. Os aquarianos são brilhantes, curiosos, originais, independentes e às vezes excêntricos. São tidos como intelectuais, emocionalmente distantes, porém amáveis. Preocupam-se com a igualdade social. Possuem uma aguda Weltanschaung. O mês é propício à leitura dos filósofos pré-socráticos Anaxágoras e Anaximandro e à distribuição de sopas e cobertores aos mendigos que dormem nas praças da cidade
PEIXES [20 de fevereiro_20 de março]
Em astronomia, Peixes é uma constelação simbolizada por dois peixes cujas caudas estão juntas por uma fita ondulante. Peixes é uma constelação zodiacal, localizada ao longo da eclíptica, que como sabeis é o círculo máximo da esfera celeste. Peixes não inclui nenhuma estrela notável. Em astrologia, o planeta Netuno rege Peixes. Os nascidos sob esse signo são sensitivos, emocionais, alegres, impressionáveis, sonhadores, criativos e místicos. Este mês é favorável ao aprendizado de alguma arte, piano ou gaita de foles. Ou então pintura ou poterie. Também uma experiência mística, como o budismo, é indicada. Como alternativa, tentar um amor diferente, do ponto de vista étnico principalmente. Será uma experiência enriquecedora.
Leia Mais