junho_2017
| Edição 129, Junho 2017
Nadia Khuzina [Capa], artista russa radicada na Califórnia, é editora do blog de charges políticas nadiakhuzina.com.
Armando Antenore [A volta] é editor da piauí e autor de O Blog das Perguntas. Publicou três livros infantis: Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia!, todos pela Edições SM. Fotografia de Flavia Valsani.
Consuelo Dieguez [A juíza], repórter da piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas, da Companhia das Letras.
Fernando Haddad [Vivi na pele o que aprendi nos livros] foi prefeito de São Paulo (2013–16) e ministro da Educação dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2005–12). Formado em direito e doutor em filosofia pela USP, dará aulas de administração e gestão pública no Insper. Publicou Trabalho e Linguagem para a Renovação do Socialismo pela Azougue Editorial. O presente artigo tem como base uma série de depoimentos concedidos ao jornalista Ivan Marsiglia, autor de A Poeira dos Outros, da Arquipélago Editorial.
Olegário Oliegórovich Ribamarov Marinho [The Globo Pravda] é comissário-editor da emissora mais stalinista do Brasil.
Graeme Wood [A guerra do fim do mundo], jornalista e colaborador da revista The Atlantic, dá aulas de ciência política na Universidade Yale. O texto integra o livro A Guerra do Fim dos Tempos: O Estado Islâmico e o Mundo que Ele Quer, que a Companhia das Letras lança este mês. Tradução de Laura Teixeira Motta.
Bernardo Esteves [Mestre de mestres], repórter da piauí, publicou Domingo É Dia de Ciência, pela Azougue.
Margarita García Robayo [História geral da sua vida] é escritora colombiana radicada em Buenos Aires, autora de Usted Está Aquí, pela Montacerdos. Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni.
Nate DiMeo [O colecionador de memórias], radialista, humorista e escritor norte-americano, atualmente faz residência artística no Museu Metropolitan de Nova York. O texto integra o livro O Palácio da Memória: Pessoas Extraordinárias em Tempos Conturbados, que a editora Todavia lançará em julho. Tradução de Caetano W. Galindo.
Ana Martins Marques e Eduardo Jorge [Um anteparo contra os golpes do dia] são coautores do livro de poemas Como Se Fosse a Casa (Uma Correspondência), a ser lançado em julho pela Relicário Edições. Ana Martins Marques, poeta de Belo Horizonte, é autora de O Livro das Semelhanças, da Companhia das Letras. Eduardo Jorge, poeta e tradutor, publicou Caderno do Estudante de Luz e A Casa Elástica pela editora Lumme.
Roberto Kaz [Pepe, o imortal], repórter da piauí, é autor de O Livro dos Bichos, da Companhia das Letras.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.