minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
O Uruguai diante da pior seca em 74 anos

    Denise Mota em sua cozinha: “Viver sob as imposições da seca parece absurdo para Montevidéu, em um país que ocupa 5% do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce do mundo” CRÉDITO: LUA ERRAMUSPE MOTA_2023

carta do uruguai

O Uruguai diante da pior seca em 74 anos

Como a falta d’água se tornou uma ameaça para a população de Montevidéu

Denise Mota | Edição 204, Setembro 2023

A+ A- A

10 DE MAIO DE 2023, QUARTA-FEIRA, ÀS 16 HORAS_“Escuta isso”, me escreve uma colega pelo WhatsApp. Num áudio de 56 segundos, um suposto eletricista nos aconselha a desligar os aquecedores domésticos antes de entrarmos no banho. O motivo: como a água da torneira apresenta maior salinidade há algumas semanas, podemos “nos eletrocutar” debaixo do chuveiro.

Sou jornalista e nasci em São Paulo, mas vivo em Montevidéu desde 2005. Aqui, boa parte dos aquecedores de água é elétrica e não a gás, como no Brasil. Exerço a função de editora numa agência de notícias, e a mensagem que acabo de receber vem de Manuela Silva. Por dever de ofício, a jovem repórter duvida do que ouviu. Ela diz que vai checar a informação. Concordo que a gravação parece suspeita. Tem os ingredientes clássicos dos relatos falsos que emergem em momentos de crise: é alarmante e protagonizada por um anônimo, mas “especialista” no assunto. “Desde que comecei a morar sozinha”, comenta Manuela, “meus maiores medos são usar o aquecedor e o botijão de gás”.

Já é assinante? Clique aqui Só para assinantes piauí

Reportagens apuradas com tempo largo e escritas com zelo para quem gosta de ler: piauí, dona do próprio nariz

ASSINE